30 C
Cuiabá
sábado, dezembro 28, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioGadgetsDESTAQUE-MTVirginia Mendes Alerta: “O caos da violência doméstica e feminicídio só terá...

Virginia Mendes Alerta: “O caos da violência doméstica e feminicídio só terá fim com leis mais fortes”

A cada dia, somos impactados por notícias devastadoras sobre violência doméstica e feminicídios, crimes que têm se tornado manchetes constantes. A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Mulher, faz um apelo urgente ao Congresso Nacional, órgão responsável por criar, modificar e revogar as leis do país. “Precisamos abrir os olhos para o que acontece diante de nós. A violência doméstica e os crimes de feminicídio são o verdadeiro caos que estamos vivendo”, alertou.

Emocionada com inúmeros casos, ela destacou a necessidade solução. “Todos os dias cobramos iniciativas que possam oferecer uma resposta justa à sociedade. Precisamos de leis que realmente protejam as vítimas e punam os agressores. Se nada for feito com urgência, as manchetes continuarão, as famílias continuarão a ser destruídas e a impunidade seguirá sua marcha.”

A primeira-dama de MT ainda observou que a Segurança Pública tem feito seu papel, e o Estado investiu no policiamento. No entanto, o que prejudica a ação são as leis.

“Tem casos em que o policial sequer conseguiu concluir a ocorrência, e o suspeito é liberado. Isso é uma afronta”, destacou.

Virginia Mendes ainda citou casos que refletem a gravidade do problema. Em 24 de novembro de 2023, um homem invadiu a casa de uma família em Sorriso, e matou a mãe e as 3 filhas, com idades entre 10 e 19 anos. Em Água Boa, o autor do feminicídio da jovem transexual, a cabeleireira Bianca Catyel não demonstrou remorso e, após cometer o crime, viajou de férias com sua família. Já em Cuiabá, uma babá encontrou sua patroa morta, com o filho de 8 anos dormindo ao lado do corpo. O autor do crime, de forma cruel, ainda chamou a babá para cuidar da criança. Em outro caso, um ex-namorado destruiu a loja de sua ex-companheira, não aceitando o término do relacionamento.

“Esses são apenas alguns dos muitos casos cruéis registrados diariamente. Não vou deixar de cobrar medidas concretas, apesar de as vezes me sentir cansada de lutar por leis que sejam, de fato, aplicadas e que façam esses criminosos temerem a justiça. O Congresso Nacional precisa rever a Constituição, que está desatualizada e inadequada para enfrentar os desafios atuais e cumprir sua função”, afirmou Virginia Mendes.

Em sua fala, a primeira-dama reforçou a urgência de mudanças significativas, mencionando que, para combater crimes tão brutais, seria necessário considerar penas mais rigorosas, como prisão perpétua ou até pena de morte.

“Não podemos nos limitar a discutir sobre esses crimes, que não afetam apenas as mulheres. Todos os dias, crianças são abusadas sexualmente, muitas vezes pelos próprios familiares, e os idosos também são vítimas de violência. É preciso algo concreto. Espero que, no próximo ano, tenhamos avanços concretos para resolver esse caos”, concluiu Virginia Mendes.

Segundo a primeira-dama Virginia Mendes, é muito importante que os estados tenham autonomia para legislar suas próprias leis.

“Eu acredito que essa seja a melhor saída. Cada estado tem sua necessidade; aqui em MT, temos o desafio do combate à criminalidade. Os casos de violência doméstica e feminicídio em nosso estado são preocupantes. Por mais que estejamos focados em ações, ainda somos reféns de leis frágeis. Então, espero que possamos avançar nessas discussões”, concluiu.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img