Categories: Featured

Vigilância Sanitária autoriza retomada da comercialização de água suspensa por identificação de bactérias em lote em MT

A Vigilância Sanitária de Mato Grosso autorizou, nesta sexta-feira (17), a retomada da comercialização da água mineral Kanindé, interrompida em dezembro do ano passado devido à presença de coliformes totais em um dos lotes analisados. Segundo o órgão, a empresa corrigiu todas as irregularidades detectadas durante inspeções anteriores, e novas análises confirmaram a conformidade do produto com os padrões sanitários vigentes.

A suspensão inicial foi determinada após o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) identificar a contaminação bacteriana no lote 42 da água mineral envasada em garrafões de 20 litros. A medida afetou a distribuição e o consumo do produto em todo o estado e incluiu o monitoramento cautelar das atividades da empresa.

Nesta sexta, a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Alessandra Moraes, anunciou que a água mineral Kanindé está novamente liberada para consumo, já que as novas análises mostraram que a empresa corrigiu todas as irregularidades e que o produto já está apto para ser comercializado e consumido normalmente.

A SES-MT também informou que encaminhou uma Nota Técnica aos 16 Escritórios Regionais de Saúde do estado, orientando sobre a atualização da situação e a liberação do produto. Agora, cabe às Vigilâncias Sanitárias Municipais efetivar a suspensão das restrições em suas respectivas áreas de abrangência.

Entenda o caso

 

Há três semanas, a Vigilância Sanitária de Mato Grosso suspendeu a comercialização e o consumo do garrafão de 20 litros da água mineral Kanindé, pertencente ao lote 42, no estado, após análises do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), que identificou contaminação por bactérias no lote do produto.

Na época que o enchimento de recipientes foi suspenso cautelarmente dentro da indústria, a empresa continuou podendo realizar o enchimento em outra mineradora de água e comercializar o produto.

Conforme análises detalhadas, a presença de coliformes totais foram encontradas, indicando falhas no controle de qualidade do produto e representando risco potencial à saúde pública.

Contaminação

 

A presença de coliformes é considerada um indicador de contaminação microbiológica, frequentemente associada a práticas inadequadas de higiene durante o processamento ou armazenamento do produto.

O consumo de água contaminada pode causar problemas gastrointestinais, febre e infecções, especialmente em crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas.

mtmais

Recent Posts

“Vamos chegar entre os cinco melhores estados do país em Educação”, destaca governador

Durante abertura da Semana Pedagógica, Mauro Mendes destacou avanços obtidos nos últimos anos O governador…

2 horas ago

Governo de MT realiza workshop de comunicação pública e institucional

As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de janeiro, com vagas limitadas O…

2 horas ago

Corpo de homem é encontrado em estado de decomposição em córrego de Cuiabá

Principal suspeita é que as fortes chuvas tenham levado o corpo até o local. O…

2 horas ago

Contas do Governo de MT são aprovadas pela Assembleia Legislativa

Aprovação seguiu parecer favorável do TCE para a gestão fiscal do Estado A Assembleia Legislativa…

5 horas ago

Governo de MT fará aporte para construção de casas populares em mais oito municípios

Residenciais serão construídos pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com complementação do valor pelo Governo…

5 horas ago

Deputados aprovam por unanimidade RGA de 4,83% dos salários dos servidores

Revisão Geral Anual tem o mesmo percentual da inflação oficial do país, apurada pelo IBGE,…

5 horas ago