O resgate aconteceu após o contato feito por duas professoras, que avistaram o animal mancando em uma estrada do município. A ave é considerada símbolo do Pantanal mato-grossense.
🌳 Um tuiuiú que foi resgatado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) depois de ter sido baleado em Porto Alegre do Norte, a 1.143 km de Cuiabá, em janeiro deste ano, passou por cuidados veterinários e foi devolvido para à natureza nessa sexta-feira (16), 20 dias após o resgate, em uma fazenda da região. (Veja vídeo abaixo)
VIDEO:
A ave, que é considerada símbolo do Pantanal, sofreu ferimentos na asa e na pelve causados pelos disparos. O animal recebeu os cuidados necessários e após apresentar uma melhora no quadro clínico e um determinado ganho de peso, pôde ser reinserido no habitat natural.
O resgate aconteceu após o contato feito pelas professoras Rosivania de Queiroz Ribeiro e Cléia Santos, que avistaram o animal mancando em uma estrada do município.
Rosivania contou que, a princípio, o tuiuiú parecia estar bem, mas, ao se aproximar, viu que ele estava machucado, fraco e com sinais de desidratação.
“Sou bióloga, então cheguei na escola e comentei com os professores sobre a situação. Foram cerca de duas horas até fazermos o resgate, então fiquei preocupada em chegar no local e não encontrá-lo mais”, contou.
Junto com ele, um tucano apelidado com o nome de ‘Chiquinho’, que estava em tratamento, também foi solto de volta na natureza.
Um tucano apelidado com o nome de ‘Chiquinho’, também foi solto