Em alguns casos extremos, a ave pode, inclusive, se debater com o vidro, o que pode provocar ferimentos e danificar seu bico.
Um tucano foi flagrado tentando espantar o próprio reflexo em um prédio de Cuiabá, nesta quinta-feira (18). Imagens registradas pelo cinegrafista Eliseu Isaías, que passava pelo local, é possível ver que o animal reage ao se ver nos espelhos edifício, abre o bico várias vezes e vira de lado para ver a própria imagem. (assista abaixo)
VIDEO:
A reportagem conversou com dois biólogos ornitólogos, doutores em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que contaram sobre o comportamento do animal no vídeo. Segundo os especialistas Angélica Vilas Boas da Frota e Breno Dias Vitorino, as vidraças são bem problemáticas para as aves em ambientes urbanos.
“É provável que a ave do vídeo não esteja se reconhecendo no reflexo e, sim, interpretando seu reflexo como sendo um outro indivíduo de sua espécie. Nessa situação, a ave pode apresentar diferentes comportamentos, como de curiosidade e até mesmo agressividade”, explica Angélica.
Ainda segundo os biólogos, em alguns casos extremos, a ave pode, inclusive, se debater com o vidro, o que pode provocar ferimentos e danificar o bico.
“Poucas são as espécies que sabidamente conseguem se reconhecer no espelho, sendo a maioria delas primatas, como nós humanos”, conclui.
🦜Vaidosas ou briguentas?
O comportamento de bater o bico em vidros e espelhos ao ver a própria imagem é comum entre as aves.
Assim com o tucano registrado em Cuiabá, as espécies entendem o reflexo como outro indivíduo e tentam “espantá-lo” com o bico.