Uma manada de búfalos foi flagrada em uma rua do Bairro Coophamil em Cuiabá, nessa quarta-feira (22). A cena inusitada foi registrada por um motorista que passava pelo local no momento e se assustou com os animais soltos (assista abaixo).
VIDEO:
Os animais são de um ponto turístico da região, que funciona como fazendinha e restaurante. Eles foram filmados enquanto estavam sendo levados por funcionários para pastarem em uma área rural a cerca de 80 metros do estabelecimento.
O proprietário da fazendinha, Sidney Soares, explicou que não costuma utilizar esse trajeto, mas que essa foi a segunda vez que os animais foram levados dessa forma. Segundo ele, por serem animais mansos, essa era uma forma mais fácil de levá-los.
“Nesse carro branco no vídeo, sou eu nele, mas fica uma pessoa na frente segurando os veículos e outro atrás. Os animais são extremamente mansos e estavam na área verde, daí contornamos a quadra que dá acesso a fazendinha”, contou.
De acordo com o proprietário, um dos animais do vídeo, conhecida como ‘Catarina, a búfala albina’, é um pet de estimação da fazenda, mas os demais búfalos vieram de uma fazenda de Quirinópolis (GO) para serem comercializados e agora foram levados para a zona rural da cidade.
Moradores do bairro contaram que a pastagem fora da atração turística tem gerado insatisfação e reclamações entre os vizinhos, devido ao mau cheiro causado pelos animais no local.
“Essa questão tem gerado insatisfação entre os moradores, que esperam mais ações da administração local para resolver o problema, tanto em relação ao cuidado com os animais quanto à preservação do ambiente do bairro”, disse um morador.
Em nota, a Secretaria de Ordem Pública de Cuiabá informou que não recebeu nenhuma notificação sobre o caso, e orientou que, em situação semelhante, é necessário oficializar denúncia pelo Disque-denúncia da prefeitura.
Manada de búfalos é flagrada em rua de Cuiabá — Foto: Reprodução
De acordo com artigo 53 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), animais isolados ou em grupos só podem circular nas vias quando conduzidos por um guia.
Para facilitar os deslocamentos, os rebanhos devem ser divididos em grupos de tamanho moderado e separados uns dos outros por espaços suficientes para não atrapalhar o trânsito.
A legislação informa que os animais que circularem pela pista de rolamento deverão ser mantidos junto a borda da pista.
*Sob supervisão de Kessillen Lopes
Aprovação seguiu parecer favorável do TCE para a gestão fiscal do Estado A Assembleia Legislativa…
Residenciais serão construídos pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com complementação do valor pelo Governo…
Revisão Geral Anual tem o mesmo percentual da inflação oficial do país, apurada pelo IBGE,…
Segundo a Polícia Militar, o suspeito estava alcoolizado no momento da agressão, no entanto, a…
Natural de Cáceres, a médica se formou pela Universidade de Cuiabá (Unic), com especialização em…
Outros dois suspeitos de matar Everson Santos da Silva, de 36 ano, foram alvos de…