Um casal de peixes Jacundá e dezenas de filhotes foram flagrados nadando dentro de uma casa em Cocalinho, a 765 km de Cuiabá, nesse domingo (19). A casa ficou alagada após o início do período de chuvas e o aumento do nível do rio na região do médio Araguaia.
No vídeo é possível ver os filhotes em um canto com dois peixes maiores protegendo. Os peixes nadam tranquilamente e o morador parece não se importar (veja vídeo abaixo).
VIDEO:
O registro foi feito pelo pescador Eduardo Martins Lopes, de 38 anos, na casa de seu amigo, Tião. Segundo ele, o amigo o chamou para ver o que acontecia assim que os peixes apareceram.
“Meu vizinho encontrou alguns peixes dentro da área da casa dele e me chamou para ver, porque ele não conhecia a espécie e achava que eram piaus. Quando eu cheguei, identifiquei que se tratavam de jacundás e resolvi gravar um vídeo e publicar”, conta o pescador.
Eduardo também explicou o porquê de eles estarem ali. Para ele, a família de peixes procurava um lugar para se abrigar e se esconder de predadores maiores. A espécie também é conhecida na região como Maria-Mole, Maria-Sabão, Maria-Joana e, mesmo sendo pescador profissional, Eduardo conta que se encantou com o momento.
“ Quando o rio enche, tem muitas piranhas, traíras, tucunarés, que comem seus filhotes, e ali ele achou um lugar muito aconchegante, que não tinha tanta preocupação de algum peixe ir lá e mexer com seus filhotes!”, explica.
Chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou neste domingo (19), um alerta laranja de chuvas intensas para 114 cidades de Mato Grosso. O alerta vale até essa segunda-feira (20), às 10h 🍃(veja abaixo as recomendações do Inmet).
Com o alerta laranja, há chance de chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou uma média de 100 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h. Veja:
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos e descargas elétricas.
⛈️🎐De acordo com o Inmet, em caso de rajadas de vento, a orientação é que a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas.
📲🔌Outra orientação do Instituto é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Vítima tinha algumas fotos publicadas em uma rede social em que fazia gestos usados por…
Um grupo de trabalho será apresentado em até 90 dias para desenvolver uma nova proposta.…
Após ser barrado na porta giratória, condenado se referiu à trabalhadora como “neguinha” e disse…
Em 2024, a redução no número de roubos em todo Estado foi de 19% no…
Além dos descontos, o mutirão oferece parcelamento de dívidas em até 48 vezes. Um Mutirão…
O evento realizado pelo equipamento cultural da Secel acontece entre quarta-feira (22) e sábado (25),…