[ad_1]
O guia de turismo e gestor ambiental Ailton Lara, de 41 anos, flagrou nessa sexta-feira (6) uma onça-pintada macho carregando o corpo de um filhote, da mesma espécie, já morto, para dentro da mata na região de Porto Jofre, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço.
Segundo Ailton, não se sabe ainda o que pode ter acontecido com o filhote, que havia sido batizado anteriormente de Aime.
De acordo com o guia, as suspeitas do que houve são muitas e variam entre infanticídio que, segundo ele, é comum nesta espécie, ou que outro animal tenha matado o filhote e o pai não quis se desvencilhar do corpo.
VIDEO:
“Nós temos muitas perguntas sem respostas. Não sabemos se o macho estava realmente muito triste e não quis abandonar o filhote ou se foi ele mesmo quem o matou. O que se trata aqui é de um registro inédito, é a primeira vez que algo assim é visto e gravado aqui nessa região”, disse.
Ailton também relatou que pouco tempo após registrar a cena ouviu na margem oposta uma outra onça chamada Medrosa, a mãe do filhote, vocalizando da maneira que costumava fazer sempre que o chamava.
Ailton contou que nesta região aparecem muitas onças e, de acordo com ele, isso pode acabar criando um cenário de grande conflito por territórios.
“Infanticídio acontece na natureza, mas foi o meu primeiro registro em uma década meia observando onças-pintadas no Pantanal. A gente fica triste pela morte do filhote, mas também entendemos que é assim na natureza”, destacou.
[ad_2]
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…