A escola costuma ser o local onde os estudantes iniciam a vida social e formam as primeiras amizades, mas já imaginou ficar popular por saber imitar uma ave? Foi isso que aconteceu com o estudante João Gabriel Borges Barbosa, de 12 anos, que impressionou os colegas de classe ao saber reproduzir o canto do pássaro Bem-te-vi, na escola onde estuda, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. (veja abaixo)
VIDEO:
João contou que a imitação já virou rotina e que, por isso, ficou bem conhecido entre os amigos de turma, tanto que até viralizou nas redes sociais após um dos colegas postar um vídeo dele reproduzindo o som do pássaro.
“Minha imitação com o Bem-te-vi começou há um ano atrás, comigo fazendo minhas gracinhas como sempre. Um dia o menino da minha escola gravou e postou e isso me fez ficar ‘mais famoso’ com os meninos mais velhos. Meus colegas ficam alegres quando imito”, disse.
Além do famoso Bem-te-vi, Gabriel ainda falou que sabe imitar outros animais, como javali, cachorro e gato.
“Pretendo fazer carreira com isso [a imitação] e quero aparecer na televisão fazendo minhas imitações”, explicou.
Já a mãe do menino, Flávia Borges relatou que tem cerca de três anos que João começou a imitar os animais, principalmente o Bem-te-vi. Segundo ela, a imitação é uma válvula de escape para o filho durante os momentos de frustração.
“A psicóloga sugeriu que ele imitasse algo quando estivesse ansioso e a escolha foi o Bem-te-vi, mas ele sabe imitar outros animais também e costuma fazer isso em momentos de brincadeiras e festividades. As vezes não gosto muito dos barulhos, mas tudo que ele faz é perfeito”, concluiu.
Conheça o Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)
Considerada uma das aves mais populares do Brasil, O Bem-te-vi é facilmente reconhecido pela vocalização, que deu origem ao seu nome e, claro, pelo seu traje característico: dorso castanho, ventre amarelo, garganta branca, cabeça preta com listras brancas e penas amarelas no topo que só ficam em evidência em alguns momentos.
Mede pouco mais de 20 centímetros, é conhecido popularmente como bem-te-vi-verdadeiro, ou bem-te-vi-de-coroa, por apresentar penas amarelas no topo da cabeça e quando eriça essas penas elas se assemelham à uma coroa. Tem o canto característico em que parece dizer “bem-te-vi”, daí a origem do nome da ave.
Pode ser visto sozinho ou aos pares. Alimenta-se de insetos, frutos e até filhote de outras aves. É uma ave valente, comum de ser observada espantando tucanos e até aves de rapina em voo. Distribui-se por todo o Brasil e é encontrado com facilidade dentro de áreas urbanas.
Em comparação com o mesmo período de 2023, a cesta está 9,54% mais cara, quando…
Ação é realizada por meio da Seaf e começou em 2022 no município, com apoio…
Prova teve como tema a luta contra o feminicídio, por meio da campanha “Juntos, somos…
A reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os líderes de associações de…
Os municípios que não utilizarem integralmente os recursos da Lei Paulo Gustavo até o próximo…
Para este ano, o instituto prevê safra de 293,8 milhões de t, 6,9% menor do…