A terceira onda de calor do ano segue mantendo as temperaturas elevadas em todo o país. No último fim de semana do verão, um grupo de engenheiros viralizou nas redes sociais depois de encher uma piscina com cerca de 500 kg de gelo para se refrescarem do calor durante o aniversário de uma amiga. Mesmo com os esforços, todo o gelo derreteu em cerca de 15 minutos, segundo o grupo.
☀️As máximas no sábado (16) chegaram a 37ºC em Cuiabá, com sensação térmica de 39ºC de acordo o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo.
Um vídeo gravado pelo grupo de amigos mostra todos os convidados se divertindo na piscina quando chega uma van com sacolas de gelo, que são despejadas na água. (assista abaixo)
VIDEO:
A aniversariante Gabriela de Matos Vieira, de 28 anos, contou que o grupo se reuniu para calcular a quantidade de gelo necessária para resfriar a água. Ao todo, cerca de 500 kg foram usados.
“Todo mundo já chegou na festa suando, por volta do 12h. A água estava muito quente, pura água termal, mas entramos mesmo assim porque não sabíamos o que estava pior, dentro ou fora da piscina”, contou.
A compra de gelo ficou em torno de R$ 300, mas, segundo Gabriela, a empresa fornecedora gostou tanto da ideia que decidiu não cobrar pela quantidade encomendada e ainda doou mais barras para ajudar a resfriar a água.
“Pedimos gelo em cubo e ganhamos algumas barras. O gelo em barra até que durou mais, mas o gelo em cubo derretia quase instantaneamente, A temperatura da água melhorou, mas não ficou gelada e sim, morna”, diz.
Um print de uma conversa entre a aniversariante e a empresa mostra os fornecedores prometendo entregar uma tonelada de gelo em uma futura festa do grupo.
Conversamos com o professor de física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Adellane Araújo Sousa, que explicou que o motivo do gelo derreter tão rápido é uma junção de fatores.
Segundo Adellane, o que derrete o gelo não é a temperatura da piscina, e sim a quantidade de calor que sai da piscina. No caso de 500 kg, só para derreter, é preciso de 40 milhões de calorias vindas da piscina.
“Esse calor que veio da piscina quem passou foi o sol, o ambiente e até as pessoas dentro dela. [Nesse caso] Não tenho condições de afirmar com certeza pelos cálculos qual o tempo de derretimento, aí é a experiência que vale no lugar dos cálculos”, pontuou.
Com mais de 300 empresas instaladas, o Distrito Industrial de Cuiabá passará a utilizar robô…
Segundo a polícia, 150 pessoas foram ouvidas identificadas como possíveis receptadores dos aparelhos furtados. Mais…
Vagas são para nível médio e técnico; salário é de R$ 2.863,55, acrescido do valor…
Jhennifer Pires tem o mesmo técnico de taekwondo que formou a atleta Carol Gomes, convocada…
Governo assumiu antiga rodovia federal e está asfaltando 271,9 km em investimento de mais de…
Entrega mais recente foi o novo prédio que abriga cinco delegacias em Cuiabá, entre eles,…