Categories: FeaturedMAIS MT

Cânion com 8 metros de profundidade que secou após mais de 100 dias sem chuva volta a encher em MT

🌅O Cânion do Jatobá, um dos pontos turísticos mais procurados de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), que secou em agosto deste ano, começou a se recuperar com a chegada das chuvas na região, após mais de 100 dias de seca. Em registros feitos nesta semana, mostram que o local voltou a esbanjar beleza com suas águas cristalinas.

Após a seca severa que chamou atenção na epóca, o cânion agora volta a atrair moradores e turistas que buscam aventura em meio à natureza revigorada. A guia de turismo Luana Samaia Neves de Souza contou que, apesar do retorno da água, é necessário ainda mais alguns dias de chuva para que o local possa estar pronto para receber um público maior.

“Ainda está um pouco devagar [a movimentação]. Algumas cachoeiras estão sem água e falta encher muita coisa ainda para o turismo voltar por completo”, contou.

O local costuma reunir de sete a oito mil pessoas por temporada devido à aparência paradisíaca e às águas cristalinas. Segundo Luana, o movimento de turistas deverá crescer, especialmente, a partir de dezembro, quando começa a alta temporada e com a chegada de mais chuva.

À esquerda, Cânion do Jatobá no fim de agosto deste ano. À direita, o ponto turístico após sequência de chuva — Foto: Luana Samaia Neves de Souza

Conforme o meteorologista Guilherme Borges, não há informações de quando aconteceu a primeira chuva desde a seca que atingiu o município entre agosto e setembro. No entanto, somente neste mês, a cidade registrou 87,2 mm de chuva, segundo a Climatempo. A tendência é de que a chuva continue presente ao longo dos próximos dias e fique acima da média de chuva esperada para novembro que é 203mm.

Para quem planeja visitar o cânion nas próximas semanas, Luana orienta a ter um pouco de paciência, já que alguns pontos de banho ainda não estão cristalinos e há cachoeiras que permanecem sem água.

“O lençol freático já está bem úmido, então conforme as chuvas forem caindo, vai começar a descer mais água”, explicou.

 

Seca severa

Cânion de 8 metros de profundidade seca durante estiagem em MT

A seca que atingiu o município em agosto trouxe consequências para o turismo local e para o meio ambiente. Devido à estiagem, o volume de água no cânion diminuiu drasticamente, impactando a visitação e prejudicando a economia local, que depende do fluxo de turistas. Além do impacto direto no turismo, a seca também levou preocupações para a população local.

O cânion começou a ser visitado por turistas a partir de 2017. O local se tornou um dos atrativos mais visitados desde então no Parque Serra de Ricardo Franco. O maior fluxo de visitações ocorre de dezembro a junho.

*Sob supervisão de Kessillen Lopes

mtmais

Recent Posts

Homem que morreu em Brasília após explosão anunciou atentado na web

O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…

16 segundos ago

Reintegração de posse é realizada em área de preservação ocupada irregularmente em Sorriso (MT)

O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…

7 minutos ago

Nova linha de ônibus prevê atendimento em bairros interligados ao Contorno Leste em Cuiabá; veja rota

Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…

10 minutos ago

Idoso é preso por maus-tratos após dois cães morrerem enforcados com corda em Cuiabá

Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…

12 minutos ago

Prêmios de R$ 100 mil do sorteio de outubro do Nota MT vão para Acorizal e Cáceres

Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…

2 horas ago

Lista de secretários do governo de Abilio Brunini (PL) chega a 9; confira nomes

Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…

2 horas ago