Detenção foi motivada por uma denúncia relacionada ao descarte irregular de resíduos da construção civil.
O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), foi preso pela Polícia Civil nesta quinta-feira (26) na região do Mercado do Porto, na capital. A prisão ocorreu após uma denúncia de descarte irregular de lixo em uma obra.
Imagens gravadas por testemunhas mostram o momento em que um caminhão deposita uma quantidade de resíduos, provenientes da obra em uma área de Preservação Permanente.
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que o vice estava realizando uma vistoria na segunda etapa das obras do Mercado Antônio Moisés, localizado no bairro Porto, e que a detenção foi motivada por uma denúncia relacionada ao descarte irregular de resíduos da construção civil.
Segundo o município, o descarte era temporário e a remoção estava programada para ocorrer ainda nesta data.
“A Prefeitura ressalta que existem interesses políticos por trás da denúncia, com o objetivo de prejudicar a entrega da obra, agendada para os próximos dias, em um momento que marca o encerramento do mandato da atual gestão”, diz em trecho da nota.
Segundo a Polícia Civil, Stopa se apresentou como responsável pela obra no momento em que a equipe estava no local. Em seguida, foi dado voz de prisão em flagrante, na condição de pessoa física.
Ele foi encaminhado à Delegacia de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos e, depois, foi levado ao Fórum, onde passou por audiência de custódia e foi solto. A prefeitura informou que o caso está sendo acompanhado pelo procurador-geral do município.
O crime de descarte irregular de resíduos é tipificado pela lei de crimes ambientais e tem pena prevista de um a cinco anos de prisão.
Além de vice-prefeito, José Roberto Stopa é secretário de Obras Públicas de Cuiabá.
O gestor também já foi vereador de Cuiabá e atuou como superintendente do Arquivo Público do Estado, secretário municipal de Meio Ambiente, secretário-adjunto de Educação de Cuiabá e secretário de Serviços Urbanos em duas gestões.