Todos os candidatos aprovados em convenções foram convidados a participar. Eleições serão realizadas no dia 6 de outubro.
Os candidatos à Prefeitura de Cuiabá concederam uma série de entrevistas ao g1, apresentada pela repórter Victória Oliveira. Eduardo Botelho (União Brasil), Lúdio Cabral (PT), Abílio Brunini (PL) e Domingos Kennedy (MDB) expuseram propostas para várias áreas da capital mato-grossense (confira abaixo).
As entrevistas foram gravadas sem cortes e possuem 15 minutos de duração. O objetivo é oferecer um espaço para que os candidatos apresentem suas propostas à população cuiabana. As eleições serão realizadas no dia 6 de outubro.
Confira as principais promessas feitas por eles:
Eduardo Botelho (União Brasil)
Eduardo Botelho fala sobre as promessas de campanha para a Prefeitura de Cuiabá
O candidato disse que, atualmente, mais de 10 mil crianças estão fora das creches na capital e que desse número, cerca de 3.400 procuraram à prefeitura e não conseguiram vagas. Ele afirma que, caso eleito, irá investir de imediato para garantir vagas para essas crianças.
O candidato também disse que pretende rever todos os contratos da prefeitura. Segundo ele, existe um número de contratos desnecessários que estão causando déficit em outros setores da capital e que precisam ser revisados.
O candidato prometeu criar uma praia artificial. Ele explicou que Cuiabá é uma cidade muito quente e que pretende realizar uma parceira público-privada para fornecer essa nova alternativa de lazer à população.
Botelho também alegou que tem planos para revitalizar toda a área do centro de Cuiabá, começando pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Ele alegou que também pretende recuperar a Praça da Mandioca e o Morro da Luz.
O candidato prometeu iniciar a implementação da guarda municipal, de imediato, com 100 vagas e pretende aumentar o número em seguida. O candidato também prometeu uma guarda armada que irá trabalhar ao lado da Polícia Militar e um sistema de vigilância de câmera.
Lúdio Cabral (PT)
Lúdio Cabral fala sobre promessas de campanha para a Prefeitura de Cuiabá
Ele prometeu organizar o sistema de saúde com equipes especializadas nas unidades de pronto atendimento e nas policlínicas.
O candidato também prometeu a construção de 20 mil casas populares e disse que pretende colocar a ideia em prática por meio de diálogo e parcerias com o Governo Federal.
Lúdio também prometeu resolver problemas de regularização fundiária na capital, indo além da documentação das residências. Ele propõe uma melhoria na estrutura das moradias, com ajuda de arquitetos e engenheiros.
O candidato também promete a implantação da ‘gestão democrática’ nas escolas da capital. Segundo ele, a ideia propõe a escolha direta de diretores por parte da própria comunidade escolar.
Abílio Brunini (PL)
Abílio Brunini fala sobre promessas de campanha para a Prefeitura de Cuiabá
Na educação, o candidato prometeu a implantação do Método Montessori com atividades sensoriais e empíricas nas escolas, para que as crianças tenham contato com a natureza e fiquem menos conectadas à aparelhos eletrônicos.
Abílio também se comprometeu com a criação de hotéis infantis, que consistem em unidades sem finalidade educacional, próprias para recreação, descanso, cuidado e alimentação das crianças, enquanto os pais trabalham.
Caso eleito, o candidato propõe a implementação da Guarda Municipal, para o suporte do patrulhamento e monitoramento nas escolas e lugares como o Centro Histórico de Cuiabá.
Outra promessa do candidato é a criação do programa ‘Cuiabá Smart’, que promete revolucionar a gestão pública com o uso de inteligência artificial. Para ele, o sistema irá facilitar com que a população tenha acesso a informação.
Domingos Kennedy (MDB)
Domingos Kennedy fala sobre as promessas de campanha para Prefeitura de Cuiabá
O candidato classificou o turismo na capital como algo ‘muito importante’ e que esse será um dos setores mais explorados, caso assuma à prefeitura. Ele disse que pretende revitalizar a Orla do Porto, investir em um Centro Cultural e em uma Escola de Música.
Kennedy prometeu manter a concessão do estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, à iniciativa privada, caso eleito.
O candidato também se comprometeu em analisar as necessidades de grupos minoritários da capital, para, em seguida, colocar as ações necessárias em prática.
Domingos Kennedy prometeu trazer internet para todos, em especial em áreas mais afastadas. O candidato também disse que pretende comprar laptops para todas as crianças da área rural. Já que, para ele, essa é uma ferramenta muito importante para o processo de aprendizado.
Ainda nesse tema, o candidato promete investir na capacitação dos professores para torná-los preparados para o uso dessas tecnologias em sala de aula.