A região rica em biodiversidade está com 81 focos de calor em três frentes diferentes.
Um incêndio que atingiu o Parque Estadual do Cristalino II, localizado entre Novo Mundo e Alta Floresta, a 791 km e 800 km de Cuiabá, respectivamente, já dura 15 dias. Nas imagens, quase não dá para enxergar o parque devido à fumaça.
A região está com 81 focos de calor em três frentes diferentes e um grande foco está a cerca de 70 km em linha reta, ao lado do município de Novo Mundo.
Brigadistas da Fundação Ecológica Cristalino (FEC) e equipes do Corpo de Bombeiros estão atuando no combate às chamas. A informação é que o fogo tenha começado em fazendas que fazem divisa com o parque.
🌳O parque
O Parque Estadual Cristalino II está localizado entre o Rio Teles Pires e a divisa com o Pará. Localizado em zona de vegetação, que transita entre savana e floresta amazônica, possui nascentes de águas puras e grande variedade de espécies da flora e da fauna de grande porte. Por essa razão, o local é considerado uma área prioritária na conservação da Amazônia.
Um dos mais ricos em biodiversidade, o parque conta com dezenas de espécies endêmicas e, infelizmente, algumas ameaçadas de extinção. Junto com o Parque Estadual Cristalino I, totaliza 184,9 mil hectares.
De acordo com a FEC, são mais de 600 espécies de aves, mais de 1,4 mil espécies de plantas e 900 espécies de borboletas, apenas em Mato Grosso.