O IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) divulgou a quarta projeção para 2023 do Valor Bruto de Produção (VBP) para Mato Grosso.
A estimativa ficou em R$ 172,78 bilhões para a agricultura e floresta, aumento de 1,99% no comparativo com a projeção anterior, devido a produção recorde da safra 22/23.
Para o valor bruto da soja, a oleaginosa representou 59,33% do total da agricultura, e ficou estimado em R$ 102,16 bilhões, alta de 0,59% quando comparado com o relatório passado, pautado pela melhora no preço médio comercializado da soja nos últimos meses em Mato Grosso. “Vale ressaltar que, até agosto, restavam mais de 5,00 milhões de toneladas de soja para serem negociados no Estado, volume significativo para influenciar a consolidação do VBP.
Por fim, vale ressaltar que este ano é o maior VBP da soja da série histórica do IMEA e, para o ano que vem, a perspectiva é que o indicador apresente queda, devido ao recuo no preço e na produção da oleaginosa para o ciclo”, concluem os analistas do instituto, no boletim semanal da soja.