Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Cuiabá registraram superlotação nesta semana. Um vídeo feito nesta quinta-feira (16), na unidade do Verdão, mostra o local com pacientes amontoados em uma sala, alguns internados, outros aguardando atendimento em pé.
Na UPA onde o vídeo foi gravado, a prefeitura disse que 41 pacientes estão internados, no entanto, o local tem capacidade para apenas 18 internações.
Segundo o município, a superlotação está relacionado ao aumento de casos de doenças virais, influenciada pelas condições climáticas atuais.
A prefeitura também informou que um dos fatores que contribuem para a maior permanência dos pacientes nas unidades é a necessidade de administração de soro antes da alta médica, o que prolonga o tempo de atendimento.
Além disso, a dificuldade na transferência de pacientes devido à escassez de vagas em hospitais aptos a recebê-los agrava ainda mais a situação, de acordo com a prefeitura.
Desde o dia 7 de janeiro, os postos de saúde dos bairros voltaram a atender por ordem de chegada, sem agendamento prévio, para quase todas as especialidades. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a nova portaria valerá para consultas com médicos, enfermeiros e dentistas que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com a secretaria, o objetivo é garantir agilidade na atenção primária para que as UPAs sejam dispensadas por “motivos mínimos”.
Vítima tinha algumas fotos publicadas em uma rede social em que fazia gestos usados por…
Um grupo de trabalho será apresentado em até 90 dias para desenvolver uma nova proposta.…
Após ser barrado na porta giratória, condenado se referiu à trabalhadora como “neguinha” e disse…
Em 2024, a redução no número de roubos em todo Estado foi de 19% no…
Além dos descontos, o mutirão oferece parcelamento de dívidas em até 48 vezes. Um Mutirão…
O evento realizado pelo equipamento cultural da Secel acontece entre quarta-feira (22) e sábado (25),…