A bonificação é válida para estudantes do estado que se candidatarem para os cursos a partir de 2025.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a 218 km de Cuiabá, decidiu nessa segunda-feira (2), manter a bonificação de 15% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que cursaram o ensino médio em Mato Grosso e irão concorrer à vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
De acordo com a universidade, a medida tem como objetivo fortalecer o acesso de estudantes locais à educação superior e fomentar o desenvolvimento regional.
“Essa política já beneficiou diversos estudantes. Nós precisamos investir no desenvolvimento socioeconômico da nossa região. O corte da bonificação vai prejudicar o ingresso dos estudantes”, disse a reitora da universidade, professora Analy Castilho Polizei.
O anúncio veio após repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a concessão do bônus inconstitucional.
A bonificação
A implantação da oferta de 15% de bonificação na nota do Enem para estudantes que se formaram em Mato Grosso foi aprovada pela UFMT em dezembro de 2023. Conforme o anúncio, o bônus deveria ser concedido a partir deste ano.
À época, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão informou que a nota prioriza estudantes que cursaram ensino médio integralmente no estado, seja na rede pública ou privada, e que também seriam contemplados os candidatos que concluíram o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou por meio de supletivo, desde que tenha sido no estado.