Idealizado pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o programa Palavra Literária inicia a quinta temporada neste sábado (31), às 11h, com reprise às 19h, na TV Assembleia (TVAL – canal 30.1). Nessa nova temporada de 13 episódios, duplas ou trios de autores falam sobre seus novos lançamentos. Há também programas especiais sobre a Academia Mato-Grossense de Letras e sobre a influência da literatura produzida no passado nos tempos de hoje.
Entre as novidades da quinta temporada está a presença da poeta, cantora e atriz Pacha Ana na apresentação. O programa também terá novo cenário. “Um espaço mais intimista, que remete a um café/sebo, como se fosse um café de rua e com apresentação de uma artista local. Uma proposta da Secom para oportunizar um rodízio à frente do programa e uma integração de diferentes áreas da arte de Mato Grosso”, destaca o diretor José Augusto. A produção é de Bruna Obadowski.
No programa de estreia da 5ª temporada, as escritoras Larissa Campos e Morgana Poiesi comentam a respeito da literatura contemporânea produzida por mulheres, além de falarem de seus próprios lançamentos. Campos apresenta o livro de contos “Tempos íntimos”, e Poiesi, a obra “Pirilampas”.
O autor cuiabano Luiz Renato de Souza Pinto é um dos convidados do segundo programa da temporada. Ele apresentou seu último lançamento: “O que é do boi é do boi, homem não lambe”, livro de poemas. No episódio, o tema é “A Essência da Poesia na Literatura”. Escritor há 44 anos, Luiz Renato conta que o contato com a literatura veio de casa, onde recebeu grande incentivo à leitura desde criança. “Meus pais sempre adquiriam livros e as minhas memórias mais distantes com a leitura são de sair com meu pai no domingo, de mãos dadas, até a banca, em que ele comprava revistas para minha mãe, jornal para ele e gibi para os filhos. Nós temos na família uma coleção de mais de mil gibis de épocas mais variadas possíveis”, lembra.
“Muito se tem colocado, até mesmo nos programas de pós-graduação da UFMT e da Unemat, a necessidade de dar mais visibilidade à literatura produzida em nosso estado. Então, levando em conta esse propósito, o Palavra Literária, sem dúvida alguma, é bastante relevante para a ampliação do público leitor. Eu creio que o programa vai se firmando de uma maneira definitiva no cenário das letras e torço para que cada vez mais a audiência amplie para que o Palavra Literária se constitua realmente como uma fonte na para os novos leitores, as escolas”, completou Luiz Renato, autor de diversos livros, como Matrinchã do Teles Pires (1998), Flor do Ingá (2014) e Xibio (2018) e Duplo Sentido (2016).
O secretário adjunto da Secretaria de Comunicação da ALMT, Everaldo Jota, explica que, desde sua concepção, o Palavra Literária tem o objetivo de fomentar a cultura por meio da visibilidade aos escritores e escritoras locais e suas obras. “O programa [Palavra Literária] se consagrou como importante instrumento de fomento à cultura local. Dar destaque as nossas riquezas não só naturais, mas que àquelas que vivem e que se dedicam a traduzir nossa arte em palavras”, destacou Jota.
Cada programa tem duração de cerca de 30 minutos, divididos em três blocos [um para cada obra abordada e o último com interação dos autores convidados]. Os episódios vão ao ar pela TV Assembleia aos sábados, às 11h, com reprise às 19h, ou durante a semana, em horários vagos da programação. Os vídeos também são disponibilizados no canal da TVAL no YouTube. Acesse aqui a playlist do programa Palavra Literária.
Confira abaixo a lista completa dos programas desta quinta temporada:
- Larissa Campos e Morgana Poiesis – A Prosa e Poesia Contemporânea produzida por Mulheres
- Luiz Renato e Odair José – A Essência da Poesia na Literatura
- Odair de Moraes e Juliana Alvernaz – Experiências da Literatura voltada ao Digital na Poesia
- Valderez Amaral e Eduardo Ferreira – A Influência da Literatura na Arte e na vida de artistas Mato-Grossenses
- Matheus Antunes e Mário César Leite – A Poesia na Literatura
- Neide Silva e Lucinda Persona – Novas Obras: Lançamentos na Literatura Mato-Grossense
- Bruno Alvares e Tayná Meirelles – Literatura Digital: Disponível no Kindle
- Larissa Silva Freire e Caio Ribeiro – Fomento à Literatura Mato-Grossense
- Jair Donato e Fabricio Carvalho – Publicação em Coletânea
- Alan Barros, Michelle Diehl e Cristina Soares – Literatura e Saúde Mental
- Silvana Bazani, Adelle Athena Bazani Ribeiro e Cristina Campos – Produção Literária para o Público Infantil
- Eduardo Mahon e João Carlos Vicente Ferreira – A Academia Mato-Grossense de Letras
- Wuldson Marcelo e Santiago Santos – Novos Contos e Lançamentos