Um dos cães cuidados pela investigada não resistiu e morreu em decorrência da situação de maus-tratos.
Uma mulher de 49 anos foi presa em flagrante por maus-tratos contra quatro cachorros, sendo três da raça buldogue francês e um da raça lhasa-apso, na manhã dessa quinta-feira (22), no Bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá.
Segundo a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), ao chegarem no local ficou constatada a situação de maus-tratos dos animais e que um dos cães havia morrido no dia anterior.
VIDEO:
A tutora confessou às equipes que fez o descarte irregular do corpo do animal no Bairro Carrapicho, também na capital.
De acordo com a polícia, foram feitas buscas na região, mas não foi identificado o local exato em que o corpo foi descartado.
A tutora foi encaminhada para à Dema, onde foi interrogada e presa em flagrante pelo crime de maus-tratos de animais.
A delegada titular da Dema, Liliane Murata, afirmou que às equipes estão vigilantes com relação a casos de maus-tratos e que qualquer infração praticada contra os animais será aplicada à norma penal.
Crime
O crime de maus-tratos a animais domésticos tem pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição da guarda do animal. Em caso de morte, a pena poderá ser maior e a multa chegar a até 40 salários-mínimos.
Em Cuiabá, a prefeitura aprovou, desde 2017, oito determinações a favor da causa, entre elas, de proteção aos animais, monitoramento através de câmeras de segurança em pet shop e proibição do uso de correntes curtas no animal.