Categories: MAIS MT

“Trabalhamos com inteligência e ciência de dados para combater sonegação fiscal em Mato Grosso”, afirma secretário de Fazenda

Em bate-papo, Rogério Gallo explicou que principal estratégia do Estado é identificar o crime e agir antes que prejuízos sejam causados aos cofres públicos

O secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, destacou a importância do uso da ciência de dados como ferramenta para identificar a sonegação fiscal em território mato-grossense.

“É uma estratégia de negócio – a sonegação –, às vezes, não é vender soja, milho ou combustível, é aumentar ainda mais o seu lucro sonegando. Para isso, estamos trabalhando fortemente com ciência de dados e, hoje, temos um time de fiscais que criaram um roteiro de trabalho a partir dos dados e, assim, conseguimos antecipar comportamentos”, afirmou durante entrevista ao Podcast MT Conectado, na segunda-feira (18.11).

O secretário explicou que a principal estratégia do Estado é localizar os sonegadores e agir antes que eles causem prejuízos ao erário público. Ele também ressaltou a criação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) como uma medida eficaz no combate à sonegação fiscal e aos crimes contra a administração pública. O comitê foi recentemente inaugurado pelo governador Mauro Mendes em parceria com o Ministério Público.

“É um local novo em que todas as agências e a delegacia fazendária, dentro do Ministério Público, que compartilham dados em tempo real e chegam muito mais rápido ao patrimônio dos sonegadores. 2025 será o ano do Cira contra essas fraudes estruturadas”, disse.

Gallo também enfatizou que o Estado, ao promover a cidadania fiscal por meio do programa Nota MT, segue rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e não rastreia o comportamento de compra da população.

“A LGPD nos impede de fazer compartilhamento de informações econômicas de contribuintes que tenham aderido ao Nota MT. É muito importante isso ficar claro”, comentou.

Assista à íntegra da entrevista no Podcast MT Conectado, apresentado pela secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, e pela secretária adjunta de Jornalismo, Carol Sanford.

VIDEO:

mtmais

Recent Posts

Operação mira suspeito de usar sistema da polícia para registrar boletim de ocorrência e fraudar seguro em MT

Outros boletins foram identificados e a polícia tenta identificar os suspeitos envolvidos no crime. Um…

20 minutos ago

Sine Estadual disponibiliza mais de 3,1 mil vagas de trabalho nesta semana

Interessados devem procurar a unidade do Sine mais próxima com documento de identificação civil com…

44 minutos ago

Evento cultural marca início das atividades cívico-militares na Escola Estadual Hélio Palma de Arruda nesta terça-feira (19)

Grupo Folclórico Mascarados de Poconé fará uma apresentação aos pais e estudantes A Escola Estadual…

53 minutos ago

Dia da Consciência Negra: Veja o que abre e o que fecha no feriado em Cuiabá

A data marca a morte de Zumbi dos Palmares. Em razão da celebração, alguns serviços,…

1 hora ago

Operação investiga rede de distribuição de drogas em presídios com uso de drones e doação de cesta básica para coagir população em MT

Ação foi realizada nesta sexta-feira (19), durante a Operação Aerado. A Polícia Civil cumpriu cinco…

1 hora ago

Último suspeito envolvido em morte de professor em MT encontrado em freezer é preso em AL

A dupla de suspeitos morava com o professor e era sustentada financeiramente por ele. Eles…

1 hora ago