Um idoso de 87 anos morreu durante um confronto com a Polícia Civil, após, supostamente, não ter ouvido uma abordagem policial, nesta sexta-feira (23), no Contorno do Leste, em Cuiabá. João Antônio Pinto era o suposto dono de uma terra que havia sido ocupada por invasores em 2023.
Em nota, a Polícia Civil informou que a Delegacia de Homicídios realizou o atendimento, com o acompanhamento da Corregedoria da Polícia Judiciária Civil. “Todo o trabalho de investigação já teve início, inclusive da perícia. A coleta de imagens e demais provas técnicas foram requisitadas, para as providências cabíveis”.
À polícia, um dos filhos de João disse que o pai foi morto por engano, já que a vítima era parcialmente surda e enxergava com dificuldades.
Ainda segundo o filho de João, a região é reconhecida pelos conflitos com invasores de terra e, por isso, o pai costumava andar armado. O filho explicou que a polícia chegou no local e abordou o pai dele, mas, como ele, supostamente, não teria ouvido, os policiais acabaram atirando.
O caso é acompanhado pela Corregedoria da Polícia Civil.
No ano passado, João foi entrevistado pela TV Centro América para falar sobre uma invasão na área do Contorno Leste, que fica entre os Bairros Dr. Fábio e Osmar Cabral. Na época, o local era disputado por três grupos, sendo o primeiro formado por pessoas que ocupavam a região, o segundo pela Prefeitura de Cuiabá e o terceiro por João Pinto, que seria o proprietário do terreno.
João, inclusive, chegou a acionar a Justiça para reaver as terras que estavam sendo ocupadas por dezenas de famílias da região, tanto que ele chegou a comprovar que era dono das terras com a apresentação de alguns documentos.
Proprietário entra na justiça para recuperar área invadida em Cuiabá
No período em que a reportagem foi ao ar, João contou que a terra pertencia a uma área da fazenda que ele tinha na região, que foi demarcada para a construção de condomínios privados e até de uma aeronáutica do Brasil.
Quando as invasões se tornaram frequentes, João e a família foram agredidos pelas pessoas que ocupavam as terras dele. Segundo uma das filhas da vítima, os proprietários tinham a escritura do local desde 1968.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…