[ad_1]
Sorriso conta com uma nova e moderna delegacia da Polícia Judiciária Civil e em breve terá novo quartel do Corpo de Bombeiros. O município solicitou também reforço policial.
Considerado o maior produtor de soja do país, o município de Sorriso vem crescendo a passos largos nos últimos anos, com um aumento populacional de cerca de 20% ao ano. Com uma população de 110.635 habitantes, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Sorriso é o quinto município de Mato Grosso em termos populacionais, ficando abaixo apenas de Cuiabá (650.912), Várzea Grande (299.472), Rondonópolis (244.897) e Sinop (196.067) e é considerado a terceira maior economia no Estado, tendo à frente apenas Cuiabá e Rondonópolis. Desde o início da gestão do atual prefeito Ari Lafin, de 2017 para cá, o PIB da cidade saltou de R$ 3,9 bilhões para R$ 14 bilhões. Para acompanhar esse crescimento, também há necessidade de investimentos em todas as áreas como obras, educação, saúde e segurança pública.
O prefeito Ari Lafin ressalta que o Poder Executivo tem dado apoio a todas as forças de segurança, com recursos para material de expediente, melhorias na estrutura física, manutenção de equipamentos, além de cedência de servidores para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, PRF, entre outros.
A Polícia Militar também recebe o apoio do município para cumprir a Jornada Delegada, que agora foi ampliada também para o Corpo de Bombeiros, chegando a aproximadamente 700 mil reais neste ano para pagamento de horas extras de policiais militares e bombeiros para reforçar as ações. Além disso o município está ajudando na obra da sede da Força Tática. “A nova sede da Força Tática já está sendo construída e deverá ser entregue até março do ano que vem, através de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) do Ministério Público do Estado – MPE , que conta com o nosso aval”.
Também foram investidos recursos para melhorias na sede da Polícia Rodoviária Federal. “Para a PRF, nós investimos nos últimos dois anos um valor relativo à reforma da 6ª delegacia, inclusive com móveis planejados na unidade, através do Fundo Municipal de Segurança Pública (FUNSEG). Mesmo não sendo da nossa responsabilidade, todas as forças de segurança contam com nosso total apoio com repasses financeiros”, frisou Ari Lafin.
Nova e moderna Delegacia da Polícia Civil
Segundo o secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil José Carlos Moura, Sorriso merece uma atenção especial no tocante a Segurança Pública para melhor atender a população.
Sorriso passou a contar recentemente com uma nova sede da delegacia da Polícia Civil. Uma delegacia moderna em um prédio que conta com toda infraestrutura, sendo considerada uma das melhores delegacias do interior de Mato Grosso, que motiva os servidores, como policiais civis, escrivães e delegados, o que resulta em melhor atendimento à população. O secretário Moura destaca que município também contribuiu para a realização da obra. “A nova delegacia foi construída a várias mãos, teve um valor de aproximadamente 900 mil reais de um TAC junto a Usina de Sinop, também houve um aporte de recursos por parte da Prefeitura de Sorriso de mais de 200 mil reais e, além disso, tivemos uma importante participação por parte do Ministério Público (MPE), através de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) ambiental, que junto com o COMSEG (Conselho Municipal de Segurança), nós conseguimos entregar essa obra. Uma delegacia moderna, cujo projeto foi apresentado pela própria Polícia Judiciária Civil, com toda infraestrutura, para dar mais conforto aos servidores e também para a população que é atendida pela Polícia Civil. Há um espaço especial para atender as mulheres, crianças, adolescentes e idosos que são atendidos pelo Núcleo de Combate à Violência Doméstica, de forma separada, tudo feito com muito carinho, visando um atendimento humanizado para esse público vulnerável e para prestarmos um serviço de segurança com mais eficiência e mais qualidade”.
O prefeito Ari Lafin ressaltou que para a construção da nova delegacia da Polícia Civil, a Prefeitura de Sorriso fez a doação do terreno e investimentos de verbas “São verbas que nós abrimos mão e destinamos para a construção da delegacia, através de um acordo com a sociedade organizada. Além disso temos 21 funcionários que são cedidos pelo município para a delegacia, para dar apoio às investigações. É uma unidade mais moderna e confortável, que significa melhor estrutura e mais qualidade de vida para motivar os servidores, investigadores, delegados e principalmente para a população que procuram o serviço na PJC, principalmente com atendimento humanizado para mulheres crianças e idosos vítimas de violência, inclusive com atendimento de psicólogos. A força da união de todos trouxe este bom resultado”.
Nova sede para o Corpo de Bombeiros
Entre os investimentos do Município também está a construção de uma nova sede para abrigar a 10ª CIBM – Companhia Independente de Bombeiros Militares de Sorriso. A construção do novo quartel já está muito perto de tornar uma realidade. De acordo com o secretário Moura, já existe uma empresa vencedora da licitação e a obra deverá começar em breve. Ele falou sobre a expectativa para a construção e como estão os trâmites para a obra que é aguardada há muitos anos, tanto pelos bombeiros militares, quanto pela população sorrisense. “O Corpo de Bombeiros é uma força de segurança muito importante para o nosso município. A estrutura que eles ocupam atualmente era de uma antiga escola, que foi adaptada e adequada para que servisse como o quartel. Desde que assumi a Secretaria de Segurança já havia essa pauta de reivindicação de um novo quartel e agora conseguimos vencer graças a Deus, depois de muito trabalho e gestão pública. A construção deverá começar em breve, já temos a empresa vencedora do certame para executar a obra”.
O prefeito Ari falou sobre o prazo de entrega da obra “Faremos com que agora a nova sede do corpo de bombeiros seja entregue, dentro de um ano. É uma verba de 3 milhões 957 mil do governo do Estado, com contrapartida de um milhão por parte do Município por meio do FUNREBOM – Fundo de reequipamento do corpo de bombeiros. São obras que vem sendo discutidas a longas datas e que conseguimos vencer a parte burocrática. Já tem a empresa ganhadora, já demos a ordem de serviço e em breve devem ser iniciadas as obras”.
Atendimento pré-hospitalar pelos Bombeiros
Recentemente foi firmado um termo de cooperação entre o Estado de Mato Grosso e o Município de Sorriso para a implantação do serviço de atendimento pré-hospitalar pelo Corpo de Bombeiros. A solenidade que marcou esta parceria contou com a presença do comandante regional do Corpo de Bombeiros, coronel Jean Oliveira, que falou sobre a iniciativa “O atendimento pré-hospitalar é o carro-chefe do Corpo de Bombeiros e hoje é um dia muito importante para melhorar esse atendimento, com a presença dos profissionais de saúde integrados com o Corpo de Bombeiros nas nossas viaturas. E a implantação da ASA – Auto Salvamento Avançado é uma ação que criamos em Sinop e que deu certo e uma determinação nossa do III Comando Regional para que isso seja implementado também em Sorriso, junto ao atendimento nas unidades de resgate, o objetivo é agilizar, melhorar o tempo resposta de atendimento e otimizar o serviço”.
O comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira falou sobre o uso de helicópteros para dar apoio ao combate a incêndios florestais. “É um olhar diferenciado do Governo de Mato Grosso. São ações previstas no planejamento estratégico da Secretaria de Segurança Pública. É um trabalho integrado por meio desta parceria entre o Corpo de Bombeiros e a prefeitura de Sorriso, que visa melhorar e ampliar as nossas atividades, tanto nesse período crítico quando ocorrem muitas queimadas e incêndios florestais, quanto na área de atendimentos pré-hospitalares nos casos de acidentes”.
Sorriso solicita Comando Regional e reforço policial
O prefeito Ari Lafin solicitou, no mês de maio, junto à Polícia Judiciária Civil (PJC), a elevação de Sorriso à categoria de Região Integrada de Segurança Pública (RISP), e no mesmo dia também apresentou junto ao Comando-Geral da Polícia Militar (PM), que o Município seja a sede de um comando regional da Polícia Militar. A solicitação foi oficializada ao coronel PM Alexandre Mendes, junto ao pedido de mais efetivo para a corporação sorrisense.
O pedido de aumento do efeito da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil, bem como a permanência de grupamentos especializados para reforçar as ações de combate à criminalidade em Sorriso foi reforçado uma reunião neste mês de agosto, entre o prefeito Ari Lafin, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, o governador Mauro Mendes e a cúpula da segurança pública do Estado.
Segundo o prefeito este reforço “trará mais segurança não só a Sorriso, mas a todos os 14 municípios que integram nossa microrregião num raio de 200 quilômetros. Foi uma reunião muito proveitosa. O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Segurança (coronel PM César Augusto Roveri) sinalizaram positivamente aos nossos pedidos e asseguraram que vão manter o reforço policial no nosso Município”.
[ad_2]