28 C
Cuiabá
domingo, novembro 17, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDESTAQUES‘Situação delicada’, diz presidente do Ibama em visita a MT sobre incêndios...

‘Situação delicada’, diz presidente do Ibama em visita a MT sobre incêndios que já devastaram mais de 900 mil hectares do Pantanal

[ad_1]

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, chegou em Cuiabá nesta terça-feira (14) para alinhar ações para o combate dos incêndios que atingem o Pantanal. Cerca de 8.54% da área em Mato Grosso já foi consumida pelas chamas. Até novembro deste ano, 947.025 hectares do bioma que se espalha por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já foram consumidos pelas chamas.

Em entrevista, o presidente confirmou que houve uma entraves entre os governos para que o bioma recebesse ajuda no combate às chamas, mas que, a partir de agora, eles se unem para tentar cessar os incêndios.

“A gente não pode diminuir ou menosprezar qualquer incêndio florestal, ainda mais no Pantanal. É uma situação delicada. São áreas de difícil acesso e nós estamos tratando como da mais alta gravidade”, disse.

Novos dados divulgados pelo Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais (LASA/UFRJ) mostram que o fogo já queimou 456.725 hectares em três áreas de proteção estadual somente em Mato Grosso.

Segundo o presidente, o governo federal está enviando brigadistas de outros estados para ajudar no combate e que a vinda de representantes do Exército está em negociação.

“O Pantanal é a planície inundável mais rica em biodiversidade no mundo. Carece de toda a atenção e cuidado necessário, esse ano nós elaboramos um plano de atendimento e prevenção a incêndios florestais e temos em todo pantanal o recorde de 256 brigadistas e no pantanal norte reforço de 47 brigadistas com quatro aeronaves”, contou.

O governo de Mato Grosso publicou, nesta terça-feira (14), um decreto de emergência ambiental que reforça as ações de combate aos incêndios no Pantanal. Agostinho explicou que esse decreto de emergência ambiental que o estado emitiu é o caminho para liberar recursos federais, importante para ajudar no trabalho.

O presidente ainda disse que o Ibama vai atuar em parceria também no parque estadual e que vai se reunir com a secretaria de meio ambiente de Mato Grosso nesta terça. Na sequência, ele segue para vai para Porto Jofre onde deve ficar até o final da semana.

🐆Animais atingidos

 

O incêndio durou mais de 20 dias — Foto: Abigail Jaguar
O incêndio durou mais de 20 dias — Foto: Abigail Jaguar

O incêndio também gerou consequências desastrosas para fauna da região. A zoóloga americana Abigail Martin, fundadora do projeto Jaguar Identification, que estuda o comportamento das onças-pintadas na região de Porto Jofre, registrou o momento em que duas antas fogem das chamas.

Nas imagens é possível ver os animais entrando dentro do rio, enquanto o fogo cresce ao fundo. Além das antas, um ouriço também foi encontrado com todas as patas queimadas.

Uma sucuri foi encontrada morta junto com seus ovos em meio as brasas de um incêndio no Pantanal mato-grossense. No vídeo, é possível ver a sucuri queimada pelas chamas e ao seu lado, cerca de 5 ovos. (vídeo acima).

Além da sucuri, imagens também mostram um jacaré que morreu queimado pelas chamas.

Uma onça-pintada também foi flagrada acuada em uma área de mata para tentar fugir do incêndio. O vídeo gravado pelo fotógrafo, Erisvaldo Guilhermino de Almeida, mostra a onça ofegante, em um ‘abrigo’ embaixo de uma árvore, às margens do Rio 3 Irmãos.

[ad_2]

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img