A 7ª edição da Feira de Adoção de animais realizada pela Secretaria Adjunta de Bem Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Parque Tia Nair, resultou na adoção de 35 animais. A ‘Blitz Animal’ também surpreendeu pela receptividade das pessoas com a causa animal. As programações aconteceram no fim da tarde do sábado (26).
A equipe do Bem Estar Animal chegou com 40 minutos de antecedência e se deparou com vários interessados. Entre os 35 animais que foram adotados, 8 já são adultos e foram para seus novos lares devidamente castrados. Dos 28 filhotes que conquistaram uma família, 25 eram cães. Os demais, três gatinhos.
“Constatamos que as pessoas anseiam por um bichinho de estimação em casa, com muito amor para compartilhar. A feira é, na verdade, uma oportunidade para toda família e o local, ao ar livre também é inspirador para quem tem um coração amoroso”, explicou a secretária adjunta de Bem Estar Animal, Andrea de Melo.
Todas as sete edições foram realizadas em 2023. E, no que depender do pessoal da Bem Estar Animal, outros eventos dessa magnitude ainda acontecerão este ano.
“A oferta de animais para adoção é crescente, tendo em vista que as pessoas não estão totalmente conscientizadas sobre o quão nocivo é para os animais e para a sociedade abandonar cães e gatos. Grande parte deles são deixados ainda bebês em locais à ermo”, pontuou Andrea.
Outros atrativos estão sendo incorporados à Feira de Adoção, conforme o ambiente propicia. A mais recente edição contou com atividades lúdicas.
“Imagine, era o clima perfeito para as crianças. Animais graciosos, alegria e diversão com pinturas e desenhos e tudo isso ao ar livre. Mas não deu nem deu tempo, as crianças queriam mesmo era ver os bichinhos”, pontuaram os organizadores.
Para os interessados, só ficar atento aos próximos eventos. E, para oportunizar aos animais um lar digno com responsabilidade, é necessário ser maior de idade e levar documentos de identificação pessoal bem como comprovante de residência.
A BLITZ
A Blitz Animal é voltada para a prevenção de maus tratos e abandono de animais. Através da abordagem aos cidadãos para refletirem sobre o assunto com a distribuição de material impresso do tipo panfletos. “O Parque Tia Nair é um espaço em que as pessoas se refugiam em contato com a natureza em busca de sossego físico e mental, ou ainda, e onde as famílias se distraem com seus filhos, portanto, oportuno para tratar de coisa séria também, como é a causa animal. E a blitz não atrapalha o passeio uma vez que o material pode ser levado para casa e lido mais tarde. O que importa, que ali ele teve um contato, um direcionamento sobre o assunto, especificamente sobre as responsabilidades que diz respeito a todos. Se cada um fizer a sua parte teremos outra realidade”, pontou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Renivaldo Alves do Nascimento.
Entre as responsabilidades estão cuidados diários com alimentação, hidratação (água limpa), abrigo, medicação adequada, vacinação para evitar doenças, entre outros.