Categories: MT

Setasc realiza Seminário sobre migrações, interculturalidade e direitos humanos

O objetivo é promover debates e fortalecer políticas públicas a respeito dos migrantes em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, realizou, nesta terça-feira (19.11),  o Seminário sobre Migrações – Migrações, Interculturalidade e Direitos Humanos, no Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (SinttContas), com o objetivo de promover debates e fortalecer políticas públicas a respeito dos migrantes em Mato Grosso.

Segundo a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Cel. Grasi Paes Bugalho, é importante dialogar políticas e ações que garantam a cidadania e o bem-estar da população migrante no Estado.

Cel. Grasi Paes Bugalho – Foto Por: Josi Dias/ Setasc-MT

“O objetivo deste encontro é discutir um tema fundamental: como devemos acolher os migrantes, uma vez que o Estado de Mato Grosso tem recebido inúmeras pessoas. É uma forma de trazer todas as instituições envolvidas nessa rede de apoio aos migrantes, para discutirmos, abordagem, documentação, e principalmente, como inserir essas pessoas na nossa sociedade de maneira a contribuir com o desenvolvimento e inseri-las no mercado de trabalho”, destacou Grasi.

A realização do evento contou com organização da Setasc, por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos (Sadh), e outras instituições relacionadas à causa dos migrantes, como o Núcleo Estadual de Políticas Públicas para a População Migrante (Nepomi).

Para a  gestora do Nepomi, Marianne da Silva Oliveira, o fortalecimento de vínculo entre as instituições e a população migrante, é fundamental para estabelecer ações benéficas a este público.

“A Setasc hoje promove um evento muito importante, com o objetivo de promover, fortalecer e comentar sobre as políticas públicas em prol dos migrantes no estado de Mato Grosso. O objetivo da Setasc através do Nepomi, é que tenhamos uma rede de fortalecimento para atuar nas especificidades em prol da população migrante”, ressaltou a gestora.

O seminário contou com a presença do Centro Pastoral para Migrantes (CPM), que atua como uma casa de acolhimento em Cuiabá, para a população migrante.

Segundo o diretor do Centro Pastoral para Migrantes, Padre Mauro Verzeletti, o evento é uma forma de acolher e dialogar sobre ações de apoio relacionadas aos migrantes.

“Este seminário possui uma característica muito importante, que é a interculturalidade e os direitos humanos da pessoa migrante, principalmente em Mato Grosso. Este evento ajuda a conscientizar quem nasceu e mora no Estado sobre a realidade migratória daqui. Sabemos também que Mato Grosso tem grande abrangência de empregos, e isso é importante para inserirmos de forma correta o público migrante nesse espaço, para ajudá-los e apoiá-los no sustento próprio e de suas famílias”, disse o padre.

O evento é uma boa oportunidade para apresentar ações e ouvir as demandas da população migrante, de acordo com o representante da Organização de Suporte das Atividades Migrantes no Brasil (OSAMB), Dugson Jacques.

Dugson Jacques (ao centro) – Foto Por: Josi Dias/ Setasc-MT

“Nesta ação, podemos expressar nossas problematizações sobre todo o processo migratório aqui em Mato Grosso. A participação social é fundamental nesse tipo de debate, principalmente na questão da interculturalidade, pois quando a pessoa migra para outro país, ela traz sua bagagem cultural, e isso é importante, ter a nossa cultura individual e poder expressá-la livremente nesse território, além de poder aprender também, com a cultura presente aqui no Estado, no país”, concluiu Dugson.

 

*Com supervisão de Layse Ávila

mtmais

Recent Posts

Grupo criminoso que praticava roubos em zona rural de municípios de MT é alvo de operação da Polícia Civil

Durante a operação foram apreendidos uma arma de fogo, munições, um documento falso utilizado por…

32 minutos ago

Motorista que atropelou, matou e fugiu com corpo de motociclista na carroceria de caminhonete será levado a júri popular em Cuiabá

José Eduardo de Oliveira foi denunciado por causar a morte de Fábio Pereira Andrade, de…

34 minutos ago

ALMT recebe nova diretoria da Associação Muxirum Cuiabano em posse simbólica

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso recebeu os novos membros da Associação Muxirum Cuiabano para…

36 minutos ago

Deputado Sebastião Rezende quer que Seduc respeite afastamento legal para fins de recebimento de Gratificação por Resultado

O deputado estadual Sebastião Rezende apresentou, no dia 13, a Indicação 4930/2024 ao governo do estado, por…

38 minutos ago

Sebastião Rezende cobra instalação de câmeras de monitoramento em Rondonópólis

O deputado estadual Sebastião Rezende (União) está preocupado com a demora para instalação e funcionamento…

39 minutos ago

Deputado Barranco entrega títulos de cidadão mato-grossense a Alexandre de Moraes e Flávio Dino

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Flávio Dino receberam, nesta…

40 minutos ago