A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, realizou, nesta terça-feira (19.11), o Seminário sobre Migrações – Migrações, Interculturalidade e Direitos Humanos, no Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (SinttContas), com o objetivo de promover debates e fortalecer políticas públicas a respeito dos migrantes em Mato Grosso.
Segundo a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Cel. Grasi Paes Bugalho, é importante dialogar políticas e ações que garantam a cidadania e o bem-estar da população migrante no Estado.
Cel. Grasi Paes Bugalho – Foto Por: Josi Dias/ Setasc-MT
“O objetivo deste encontro é discutir um tema fundamental: como devemos acolher os migrantes, uma vez que o Estado de Mato Grosso tem recebido inúmeras pessoas. É uma forma de trazer todas as instituições envolvidas nessa rede de apoio aos migrantes, para discutirmos, abordagem, documentação, e principalmente, como inserir essas pessoas na nossa sociedade de maneira a contribuir com o desenvolvimento e inseri-las no mercado de trabalho”, destacou Grasi.
A realização do evento contou com organização da Setasc, por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos (Sadh), e outras instituições relacionadas à causa dos migrantes, como o Núcleo Estadual de Políticas Públicas para a População Migrante (Nepomi).
Para a gestora do Nepomi, Marianne da Silva Oliveira, o fortalecimento de vínculo entre as instituições e a população migrante, é fundamental para estabelecer ações benéficas a este público.
“A Setasc hoje promove um evento muito importante, com o objetivo de promover, fortalecer e comentar sobre as políticas públicas em prol dos migrantes no estado de Mato Grosso. O objetivo da Setasc através do Nepomi, é que tenhamos uma rede de fortalecimento para atuar nas especificidades em prol da população migrante”, ressaltou a gestora.
O seminário contou com a presença do Centro Pastoral para Migrantes (CPM), que atua como uma casa de acolhimento em Cuiabá, para a população migrante.
Segundo o diretor do Centro Pastoral para Migrantes, Padre Mauro Verzeletti, o evento é uma forma de acolher e dialogar sobre ações de apoio relacionadas aos migrantes.
“Este seminário possui uma característica muito importante, que é a interculturalidade e os direitos humanos da pessoa migrante, principalmente em Mato Grosso. Este evento ajuda a conscientizar quem nasceu e mora no Estado sobre a realidade migratória daqui. Sabemos também que Mato Grosso tem grande abrangência de empregos, e isso é importante para inserirmos de forma correta o público migrante nesse espaço, para ajudá-los e apoiá-los no sustento próprio e de suas famílias”, disse o padre.
O evento é uma boa oportunidade para apresentar ações e ouvir as demandas da população migrante, de acordo com o representante da Organização de Suporte das Atividades Migrantes no Brasil (OSAMB), Dugson Jacques.
Dugson Jacques (ao centro) – Foto Por: Josi Dias/ Setasc-MT
“Nesta ação, podemos expressar nossas problematizações sobre todo o processo migratório aqui em Mato Grosso. A participação social é fundamental nesse tipo de debate, principalmente na questão da interculturalidade, pois quando a pessoa migra para outro país, ela traz sua bagagem cultural, e isso é importante, ter a nossa cultura individual e poder expressá-la livremente nesse território, além de poder aprender também, com a cultura presente aqui no Estado, no país”, concluiu Dugson.
*Com supervisão de Layse Ávila
Durante a operação foram apreendidos uma arma de fogo, munições, um documento falso utilizado por…
José Eduardo de Oliveira foi denunciado por causar a morte de Fábio Pereira Andrade, de…
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso recebeu os novos membros da Associação Muxirum Cuiabano para…
O deputado estadual Sebastião Rezende apresentou, no dia 13, a Indicação 4930/2024 ao governo do estado, por…
O deputado estadual Sebastião Rezende (União) está preocupado com a demora para instalação e funcionamento…
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Flávio Dino receberam, nesta…