Categories: AGRO.MT

Setasc e Sema cadastram e orientam pescadores sobre o Repesca em Barão de Melgaço

Ação conjunta busca garantir o acesso ao auxílio financeiro durante o período de aplicação da Lei nº 12.197/2023 e fortalecer a segurança alimentar

As Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e de Meio Ambiente (Sema) realizaram, em Barão de Melgaço, nesta quinta-feira (09.01), o cadastramento de pescadores artesanais de Mato Grosso no Registro Estadual de Pescadores Profissionais (Repesca) para receberem o auxílio financeiro previsto na Lei do Transporte Zero (nº 12.197/2023). O evento reuniu mais de 150 pescadores da região.

“É muito importante esse auxílio porque, sem poder pescar, nós não temos outra renda. Essa reunião de hoje me ajudou a entender melhor como funciona o programa e a tirar o medo de perder o benefício previdenciário por fazer o cadastro”, enfatizou a pescadora Sebastiana de Souza, a primeira a realizar o cadastro no Repesca.

O Governo de Mato Grosso, através da Setasc, busca garantir a segurança de rendimentos e a manutenção da qualidade de vida dos pescadores profissionais artesanais durante o período de aplicação da lei.

“Estamos aqui para auxiliar os pescadores no processo de cadastro online, mostrando como fazer a inscrição corretamente. O pagamento do auxílio, no valor de um salário mínimo, será feito no quinto dia útil de cada mês, garantindo um suporte financeiro durante o período em que a pesca é restrita”, explicou a secretária adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), Juliane Antunes Maciel.

O vice-prefeito de Barão de Melgaço, Odair Reis, enfatizou a importância do programa para a comunidade local.

“Agradeço o empenho do Governo do Estado, da Setasc e da Sema por trazerem esse evento para nossa cidade, garantindo que nossos pescadores possam ter acesso a esse importante benefício. A nossa gestão é parceira de ações que trazem benefícios para nossa população”, destacou o vice-prefeito.

O coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Éder Toledo, destacou a importância do cadastro para a proteção do meio ambiente e a garantia dos direitos dos pescadores.

“É fundamental que os pescadores tenham acesso a essas informações e possam fazer o cadastro, que é um direito deles. Do ponto de vista ambiental, isso garante que, com o apoio financeiro, eles cumpram a lei e protejam as espécies restritas durante o defeso”, afirmou.

Para a pescadora profissional Monica Cardoso, o auxílio financeiro é uma importante ajuda para os pescadores.

“O auxílio é muito bem-vindo para nós pescadores. Agradecemos a preocupação do Governo em nos ajudar e a oferta de cursos profissionalizantes é interessante para que possamos ter uma outra opção de renda”, comentou Monica.

A moradora da comunidade pantaneira de São Pedro de Joselândia, Luiza da Silva, disse que o encontro a possibilitou esclarecer dúvidas.

“Eu não entendo muito sobre o Repesca, mas vim para saber mais. É importante esse momento para que possam nos esclarecer sobre como funciona o auxílio financeiro e como podemos acessá-lo. Toda ajuda é bem-vinda para nós que dependemos da pesca”, disse Luiza.

O evento, além de cadastrar os pescadores, também orientou sobre o funcionamento do programa, seus prazos e formas de pagamento do auxílio financeiro, além de auxiliar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município sobre todos os detalhes do programa.

mtmais

Recent Posts

Polícia Militar apreende 274 tabletes de supermaconha e maconha em Campo Verde; prejuízo às facções é de R$ 4,5 milhões

Duas ações distintas na noite desta terça-feira resultaram nas apreensões; em uma delas, as drogas…

24 minutos ago

“Até final do ano, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá até Sinop em obras”, afirma governador

Mauro Mendes adiantou que parte das obras já serão finalizadas ainda em 2025 O governador…

26 minutos ago

Primeira-dama de MT destaca transformação social com o programa SER Família

Ações sociais do Governo do Estado tem se destacado como uma importante política pública de…

31 minutos ago

Seduc reúne cerca de 2 mil profissionais da educação na abertura da Semana Pedagógica

Objetivo de evento é discutir e alinhar estratégias para o ano letivo de 2025 nas…

33 minutos ago

Perícia busca por familiares de 8 corpos achados enterrados em cemitério clandestino de MT

Identificação dos familiares é necessária para prosseguir com a identificação e liberação dos corpos. A…

53 minutos ago

Pais mortos na frente do filho foram assassinados por dívida de 800 cabeças de gado em MT

Vítimas foram identificadas como Romildo Borges Martins, de 40 anos, e Crislene Aparecida Ferreira Alves,…

55 minutos ago