Categories: MT

Sesp e Prefeitura de Cuiabá alinham funcionamento do Vigia Mais MT no Mercado do Porto

Encontro ocorreu nesta quarta-feira (08.01); o município era o único do Estado quer não tinha aderido ao programa de videomonitoramento

As equipes da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso(Sesp) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá se reuniram, nesta quarta-feira (08.01), para alinhar a continuidade do Programa Vigia Mais MT no Mercado do Porto.

Participaram o secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Segurança Pública, coronel Fernando Augustinho, a equipe do Programa Vigia Mais MT e o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Felipe Corrêa.

O secretário municipal informou que a prefeitura reassumiu a gestão do Mercado do Porto, principal centro público varejista de alimentos na Capital.  “O município tem urgência em prosseguir com a instalação das 21 câmeras já entregues pela Sesp à associação que administrava o espaço”, destacou Felipe Corrêa.

Além das 21 câmeras previstas no primeiro termo de cooperação, assinado no primeiro semestre de 2023, cuja instalação não ocorreu dentro do prazo legal estabelecido, Felipe Corrêa disse que espera contar com o apoio da Sesp para ampliar o número de equipamentos na segurança do entorno e na área interna do mercado público.

“Sabemos da importância e defendemos o emprego da tecnologia de videomonitoramento na segurança. No caso do Mercado do Porto, acreditamos que vai garantir tranquilidade a todos, a quem trabalha e faz compras ou visita o local em momentos de lazer”, destacou Felipe Corrêa.

O secretário de Integração da Sesp, coronel Fernando, disse que a Sesp quer ver as câmeras instaladas e interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), e sinalizou positivamente para a possibilidade de ampliação do número de equipamentos, colocando a equipe do Vigia Mais à disposição da prefeitura para orientação e assessoramento técnico.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, a visita do secretário Felipe Corrêa à Sesp demonstra preocupação e um início de mudança na gestão municipal em relação aos investimentos em tecnologia feitos pelo governador Mauro Mendes para a segurança da população cuiabana. Roveri lembrou que Cuiabá é uma das únicas prefeituras que estavam de fora do programa Vigia Mais MT, mesmo sendo a que tem direito, proporcional à população, ao maior número de câmeras.

Para Cuiabá, citou o secretário, está prevista a entrega de cerca de 4.800 câmeras, porém, menos de 1.000 foram instaladas, e todas essas por meio de cooperação com instituições e empresas privadas. Ele cita como exemplo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a associação dos empresários do Distrito Industrial.

Da reunião, também participaram o coordenador de Sistemas e Telecomunicação da Sesp, tenente-coronel Raul Castro de Oliveira, e os policiais Leandro Alves e Wagner de Brum Machado, ambos da equipe do Vigia Mais MT.

mtmais

Recent Posts

Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça retoma empréstimo domiciliar de livros

Livros devem ser solicitado via e-mail ou telefone e retirados na sede da Secel; veja…

9 horas ago

Segurança investigado por estupro de criança em banheiro de shopping é indiciado em Cuiabá

Crime aconteceu no dia 1º de janeiro e suspeito de 19 anos foi indiciado pelo…

10 horas ago

MP pede indenização de R$ 10 milhões a empresa de ônibus envolvido em acidente que matou 8 pessoas na BR-163

Tragédia aconteceu em 2022. De acordo com Ação Civil Pública, o motorista foi obrigado a…

10 horas ago

Homem que entrou em shopping de MT montado em mula é indiciado por maus-tratos

Cena inusitada aconteceu no dia 15 de novembro do ano passado e o vídeo viralizou…

10 horas ago

MT tem alerta para chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e risco de alagamentos; veja previsão

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores…

12 horas ago

VÍDEO: piloto que sobreviveu a queda de avião em mata fechada é resgatado um dia depois em MT

Aeronave era utilizada para atividades de pulverização agrícola. A vítima teve fraturas no braço e…

12 horas ago