Reunião ordinária da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso ocorreu nesta terça-feira
Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) participaram da Reunião Ordinária da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta terça-feira (05.11), e apresentaram os balancetes financeiro e orçamentário dos dois primeiros quadrimestres de 2024.
O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, destacou o crescimento nos serviços prestados em todo o Estado, principalmente em relação aos atendimentos especializados, e que a parceria com a Assembleia Legislativa resultou em avanços, principalmente no custeio da Atenção Primária e dos serviços voltados à saúde mental.
“Houve um incremento na questão do valor que foi financiado para a saúde mental. Se não me engano, um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) antes tinha um valor em médio de R$ 2 mil, que era pago por unidade de incentivo. Esse valor foi multiplicado e hoje fica em torno de R$ 18 mil, um aumento extremamente considerável”, explicou o secretário.
O gestor ainda lembrou que existe um financiamento que será feito para melhorar os atendimentos de hemodiálise. O recurso deverá ser incrementado à competência de outubro e estará disponível nas avalições dos próximos quadrimestres.
A notícia foi comemorada pelo presidente da Comissão de Saúde da ALMT, deputado Dr. João, que é médico nefrologista. Ele parabenizou a parceria da SES com a Comissão e disse que o recurso para melhorar as condições das clínicas de hemodiálise no Estado é de grande importância.
“Eu quero agradecer em nome de todos nós. Vocês nunca fecharam as portas para a Comissão de Saúde, vocês abriram as portas e muitas ações foram feitas aqui. Eu quero agradecer pessoalmente a sensibilidade que a equipe técnica e todos vocês da Secretaria Estadual de Saúde tiveram com a hemodiálise, porque a situação das clínicas ainda está muito difícil na questão da sobrevivência”, disse Dr. João.
Dr. João, que foi o responsável por realizar a primeira cirurgia renal da história de Mato Grosso, também se mostrou otimista com o retorno dos transplantes de rins no Estado e com a perspectiva de aumento nos atendimentos.
“Em relação a área de rins, a volta dos transplantes renais, os números que nós mostramos de internação e ambulatório vão aumentar muito a partir do ano que vem, nesta mesma época. Eu tenho certeza que o nosso Estado vai fazer muito transplante. A baixada cuiabana vai ter uma medicina de alto nível, inclusive vai diminuir a demanda de pacientes do interior para cá por causa desses hospitais regionais que o Estado está construindo”, pontuou Dr. João.
Também participaram da reunião a secretária adjunta Executiva da SES, Kelluby Oliveira, a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, a secretária adjunta de Orçamento e Finanças, Ivone Rosset, o secretário adjunto de Aquisições e Contratos, Anderson Martins e os técnicos do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (Nger), Leda Gonçalves e Aires Sartori.