Congresso Estadual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso ocorreu nesta sexta-feira
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) apresentou, nesta sexta-feira (01.11), as potencialidades da economia de Mato Grosso durante o Congresso Estadual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (FACMAT), em celebração aos 40 anos da entidade.
O superintendente de Programas de Incentivos da Sedec, Adoniram Magalhães, abordou temas fundamentais para o desenvolvimento estadual, incluindo uma análise abrangente do contexto econômico atual e deu destaque à força do agronegócio mato-grossense.
A participação de Mato Grosso no cenário econômico brasileiro e sua contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB) nacional foram destacadas por meio de dados que demonstram a infraestrutura do Estado. A renda per capita em Mato Grosso subiu de R$ 7,3 mil para R$ 65,4 mil, nos últimos 20 anos.
“O poder de investimento de Mato Grosso é um reflexo direto desses indicadores que estamos acompanhando de perto. É um reforço da solidez do Estado como uma potência econômica e uma opção atrativa para novos investimentos. Mato Grosso é um polo atrativo porque oferece condições vantajosas para nossos investidores”, afirmou o superintendente.
Responsável pela produção de 31% de todos os grãos do país, Mato Grosso é líder de produção e exportação no agronegócio brasileiro, além de possuir o maior crescimento industrial e, ao mesmo tempo, manter 60% de seu território preservado. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) também foram apresentados e comprovam o aumento na geração de empregos e a baixa desigualdade de renda.
Encontro
O Congresso Estadual é um evento Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (FACMAT). O encontro reuniu as principais lideranças empresariais e políticas do Estado para debater o futuro econômico de Mato Grosso.
Foram discutidos temas da conjuntura atual, incluindo Reforma Tributária, incentivos fiscais, infraestrutura, exportações, entre outros assuntos essenciais para o desenvolvimento do Estado, além de comemorar os 40 anos da Facmat.
O Congresso contou com painéis, palestras, estandes de parceiros e reuniões simultâneas entre presidentes e executivos.
*Sob supervisão de Maria Júlia Souza