O deputado federal Abílio Brunini (PL) e o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo discutiram durante a inauguração do pronto-atendimento pediátrico do hospital estadual Santa Casa, que ocorreu nesta quarta-feira (03), em Cuiabá.
Figueiredo, irritado, classificou Abílio de “moleque” e sua atitiude de “palhaçada”.
Abílio estava fazendo uma transmissão ao vivo no Instagram, quando uma família chegou procurando atendimento médico para o filho. Ela foi encaminhada ao Hospital Municipal de Cuiabá, pois a Santa Casa alegou estar lotada.
O deputado, então, acusou o Governo do Estado de paralisar os atendimentos e afrontou Gilberto.
“Não vou ser puxa-saco. Bote para funcionar, atenda aos pacientes. Se dispensar, vou representar”, disse.
“Inauguração não é motivo de paralisação do pronto-atendimento. Inauguração é do outro lado, pronto-atendimento é do lado de cá, totalmente diferente. Gilberto, você falou que não estava fechado, que estava funcionando”, acrescentou.
O secretário explicou que novos pacientes não estavam sendo recebidos porque a unidade estava lotada – e chamou Abílio de moleque.
“Que molecagem é essa? Eu acabei de inaugurar uma área nova. O senhor tem que parar de molecagem, o senhor acabou de presenciar a inauguração de uma área nova. Está funcionado, mas fecha quando lota. O senhor precisa parar de molecagem, de atuar desse jeito”, rebateu.
“Você quer ser candidato e vai ficar fazendo molecagem na Saúde? Ah rapaz, faz seu show no Congresso, comigo não. Pare com essa palhaçada, você é um moleque. Cuiabá não merece um moleque como prefeito”, pontuou.
Em Nota pública
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) emitiu uma nota esclarecendo que a inauguração não atrapalhou os atendimentos e que pacientes novos não estavam sendo recebidos devido à lotação.
Além disso, anunciou que a nova ala pediátrica ampliará a capacidade de atendimento. Confira:
“Em relação à denúncia de falta de atendimento pediátrico no Hospital Estadual Santa Casa, feita pelo deputado federal Abilio Brunini, a Secretaria de Estado de Saúde esclarece que:
– A inauguração da nova ala pediátrica não interferiu nos atendimentos, que ocorreram normalmente nesta quarta-feira (03.04), em outra ala.
– A família exibida no vídeo foi encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro Socorro de Cuiabá (HMC) em razão de o Hospital Estadual Santa Casa já estar com a capacidade máxima de atendimentos naquele momento.
– A nova ala pediátrica, inclusive, vai ampliar os atendimentos de 70 para 120, ação que irá evitar a necessidade de encaminhamentos de pacientes para outra unidade”.