Categories: FeaturedMT

Secretário de Educação visita diretorias regionais para fortalecimento das políticas educacionais em MT

O giro pelas 13 DREs começa nesta quinta-feira (16) e prossegue até meados do segundo semestre de 2025

O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, iniciou, nesta quinta-feira (16.1), mais uma jornada de visitas às 13 Diretorias Regionais de Educação, as DREs, para ouvir as demandas e desafios enfrentados por professores, coordenadores pedagógicos e diretores de 40 escolas em sete municípios: Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela, Sapezal e Tangará da Serra.

A primeira parada será na DRE do polo Tangará da Serra, distante 241 quilômetros de Cuiabá. Com o compromisso de reforçar as políticas do Plano Educação 10 Anos, o secretário destaca a importância de estar presente nas escolas, como faz todos os anos. Além disso, na avaliação dele, visitar as DREs e as escolas é uma rotina fundamental praticada não apenas pelo secretário de Educação, mas também pelos secretários-adjuntos, superintendentes e coordenadores da pasta.

Segundo ele, ao dialogar com os profissionais da educação, a Seduc pode identificar áreas que necessitam de suporte e recursos, além de avaliar a eficácia das políticas implementadas. Como resultado, essa interação direta resulta em ações mais assertivas e direcionadas, que refletem as realidades locais.

“Indo in loco, podemos entender as necessidades e potencialidades de cada região. Desta forma, queremos unificar ainda mais a atuação em todas as esferas e garantir que as políticas educacionais cheguem de forma efetiva a cada aluno”, complementa Alan.

O secretário observa, ainda, que as visitas às DREs não são apenas uma formalidade, mas um compromisso com a educação mato-grossense, onde a escuta ativa se torna o primeiro passo para um futuro mais promissor.

“A expectativa é que a intensificação dessa aproximação traga sempre soluções práticas e inovadoras, refletindo diretamente na qualidade do ensino em Mato Grosso”, explica.

Para o diretor regional e Educação do polo Tangará da Serra, Saulo Scariot, essa prática, que envolve ouvir atentamente as necessidades e sugestões de professores, diretores e coordenadores pedagógicos, é essencial para o cumprimento e avanço das metas estabelecidas a cada ano letivo.

“A escuta ativa não é apenas uma formalidade; é uma ferramenta poderosa que permite à secretaria compreender os desafios enfrentados nas salas de aula”, avalia.

Além disso, acrescenta Saulo, a escuta ativa promove um ambiente de colaboração e confiança. “Quando educadores sentem que suas vozes são ouvidas e respeitadas, eles se tornam mais engajados e motivados a contribuir para o processo educacional”, finaliza.

Durante as visitas, que ocorrerão mensalmente até meados do segundo semestre, mais de 150 ações do Plano Educação 10 anos serão avaliadas, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a Seduc, as DREs e as unidades de ensino.

Polo Tangará da Serra

Nas 38 escolas do polo, entre elas 10 unidades do campo, 2 indígenas e 10 de tempo integral, estão matriculados mais de 20 mil alunos em 438 salas de aulas, além de 69 turmas das salas anexas e mais 23 ambientes compartilhados.

Entre professores efetivos e contratados, o polo conta com 835 profissionais em sala de aula. Há, ainda, outros 657 servidores que estão em cargos de direção, coordenação, readaptados ou lotados na DRE.

mtmais

Recent Posts

Rapper encontrada morta em Cuiabá foi assassinada a mando de facção criminosa após fotos com sinal associado a grupo rival, diz delegado

Vítima tinha algumas fotos publicadas em uma rede social em que fazia gestos usados por…

10 horas ago

Governo de MT veta projeto que previa reclassificação de áreas da Amazônia e Cerrado

Um grupo de trabalho será apresentado em até 90 dias para desenvolver uma nova proposta.…

10 horas ago

Cliente é condenado a pagar R$ 15 mil por ofensa racista contra funcionária de banco em MT

Após ser barrado na porta giratória, condenado se referiu à trabalhadora como “neguinha” e disse…

10 horas ago

Mato Grosso apresenta queda nos índices de roubos e furtos pelo terceiro ano consecutivo

Em 2024, a redução no número de roubos em todo Estado foi de 19% no…

10 horas ago

Multas de trânsito e IPTU atrasados podem ser pagos com até 95% de desconto em Cuiabá

Além dos descontos, o mutirão oferece parcelamento de dívidas em até 48 vezes. Um Mutirão…

11 horas ago

Museu de Arte Sacra promove seminário para construção de museologia plural e diversa

O evento realizado pelo equipamento cultural da Secel acontece entre quarta-feira (22) e sábado (25),…

11 horas ago