28 C
Cuiabá
domingo, novembro 17, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDESTAQUES'Se aprovarem irão derrubar mais florestas', diz cacique Raoni durante 2º dia...

‘Se aprovarem irão derrubar mais florestas’, diz cacique Raoni durante 2º dia de julgamento sobre marco temporal no STF

[ad_1]

O cacique Raoni Metuktire, de mais de 90 anos, afirmou, nesta quinta-feira (31), que o julgamento da tese sobre o Marco Temporal em votação no Supremo Tribunal Federal (STF) pode ampliar a destruição das florestas e trazer mais problemas naturais, caso seja aprovado pela corte.

Em mensagem enviada a imprensa, Raoni contou que, como pajé, viu esses estragos acontecerem e que, por isso, é contra o marco temporal.

“Hoje estou aqui para acompanhar a sessão. Estão decidindo por um risco a nós, povos indígenas. Porque se aprovarem irão derrubar mais florestas e teremos mais problemas naturais. Fortes ventos, mais calor na terra. Eu como pajé vejo isso. Por isso sou contra Marco Temporal. Eu não concordo”, afirmou.

Antes da sessão, Raoni chegou ao prédio do tribunal em silêncio e acompanhado apenas de um parente. A cena contrastou com os aplausos recebidos no dia anterior, no primeiro dia de julgamento na corte.

Cacique Raoni chega nesta quarta-feira (30) para julgamento no STF sobre marco temporal em terras indígenas. — Foto: Adriano Machado/Reuters
Cacique Raoni chega nesta quarta-feira (30) para julgamento no STF sobre marco temporal em terras indígenas. — Foto: Adriano Machado/Reuters

Raoni

 

O cacique Raoni foi um dos convidados para subir a rampa do Palácio do Planalto durante a cerimônia de posse do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro deste ano.

Raoni é um dos líderes da articulação dos indígenas em defesa dos direitos dos povos originários. Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting, durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA).

Em julho deste ano, ele recebeu uma carta escrita pelo rei Charles III do Reino Unido, que foi lida durante o evento que reuniu mais de 800 indígenas de 54 povos do país, na Aldeia Piaraçu, em São José do Xingu, a 932 km de Cuiabá.

Na mensagem, entregue por um representante do governo britânico, o rei parabenizou o cacique pela luta em defesa da terra e dos direitos indígenas.

[ad_2]

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img