[ad_1]
Manifestantes relembraram do assassinato da advogada Cristiane Castrillon e de Thays Machado, que foi assassinada a tiros pelo ex-companheiro.
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) realizaram um protesto na manhã deste sábado (26), no Parque das Águas, em Cuiabá. O objetivo foi pedir o fim da violência contra a mulher.
No local, todas as manifestantes estavam de branco, simbolizando um pedido de paz. Durante o ato, as mulheres presentes relembraram do assassinato da advogada Cristiane Castrillon e de Thays Machado, que foi assassinada a tiros pelo ex-companheiro.
A manifestação marca o fim da campanha “Agosto Lilás”, que é o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. A Campanha foi criada em alusão a Lei Maria da Penha, que completou 17 anos de existência no dia 7 de agosto.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gisela Cardoso, anunciou na última quarta-feira que os que advogados envolvidos em crimes de feminicídio e violência contra mulher podem perder o direito de exercer a profissão, caso sejam condenados no processo.
Morte de Cristiane
Cristiane Castrillon da Fonseca Tirloni, de 48 anos, foi encontrada morta dentro de um carro no Parque das Águas, em Cuiabá, no final da tarde do dia 13 de agosto, após ser espancada e asfixiada por um homem. O ex-policial militar Almir Monteiro dos Reis, de 49 anos, é o principal suspeito do crime.
Morte de Thais
Thays Machado, de 44 anos, foi morta a tiros pelo ex-namorado Carlos Alberto Gomes Bezerra, filho do ex-deputado estadual, Carlos Bezerra (MDB). Além dela, também foi morto o então namorado Willian Cesar Moreno, no dia 18 de janeiro, em Cuiabá.
Advogados suspeitos de feminicídio
O advogado Nauder Junior Alves Andrade, de 28 anos, foi preso, em uma sexta-feira (18), suspeito de tentar matar a namorada, de 29 anos, com uma barra de ferro em um condomínio em Cuiabá. A vítima contou à polícia que ele saiu do quarto em que estavam e foi usar drogas e, quando voltou, tentou abusar sexualmente dela, que se recusou, o que deu início às agressões.
Já o advogado Marcos da Silva Borges, de 26 anos, foi preso em flagrante, no último sábado (19), por tentativa de feminicídio contra duas mulheres de 27 anos, em um condomínio de luxo no Bairro Duque de Caxias, também na capital.
Ajuda
Medida Protetiva online – Pode ser solicitada pelo site. Clique em “Solicitar Medida Protetiva” e depois em “Iniciar Pedido de Medida Protetiva”.
SOS Mulher – Botão do Pânico – Aplicativo que deve ser instalado no celular e poderá ser utilizado para mulheres com medidas protetivas determinadas judicialmente e que morem em em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, cidades com unidades do Ciosp instaladas.
[ad_2]