A Justiça determinou que seja cumprida a retirada de famílias que vivem no residencial do Brasil 21, uma área no Contorno Leste, na capital, nesta segunda-feira (11). A decisão é da juíza Adriana Sant’Anna Coningham, da 2ª Vara Cível Especializada em Direito Agrário de Cuiabá.
Conforme relatos dos moradores, o local foi ocupado há cerca de um ano e meio, e mais de 900 famílias vivem no residencial, entre estrangeiros e brasileiros. Famílias protestam, nesta manhã, com faixas e cartazes, para que não sejam retiradas das casas. (assista abaixo).
VIDEO:
“Tem muita família que não tem moradia fixa. Nós não temos para onde ir, e disseram que iam colocar a gente num depósito, então, nós não vamos sair”, disse um dos moradores do residencial que protesta para permanecer no local.
Decisão
De acordo com a decisão, há a orientação para que a empresa responsável pela retirada realize o transporte das famílias e, se necessário, conceda um local para a guarda dos bens essenciais dessas pessoas.
Ainda conforme o documento, foi determinado o pagamento de um aluguel social para uma mulher que vive no local.
O Contorno Leste é uma região que já foi palco de diversos conflitos de terra e também por ações policiais.
A área vem sendo visada depois que a Prefeitura de Cuiabá anunciou a construção de uma rodovia no Distrito Industrial, atravessando 50 bairros e culminando na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…