Filhote estava sozinha na região, já que a mesma onça já havia caçado a mãe, o pai e outros três irmãos roedores.
🐆O Pantanal é um lugar selvagem e um excelente destino para testemunhar a natureza em plena ação. Durante uma viagem, o guia naturalista e fotográfo, Ricardo Casarin, registrou um momento raro: uma onça-pintada fêmea caçando um filhote de capivara no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal, entre Poconé e Barão de Melgaço.
VIDEO:
As onças, machos ou fêmeas, são superpredadores se configuram como o topo da cadeia alimentar animal, dessa forma, podem caçar praticamente tudo que tiverem ao seu alcance, segundo Ricardo, que compartilhou os registros neste mês, nas redes sociais.
Pela necessidade de observar e investigar ambientes naturais e cenários como esse, o guia que atua no ramo desde 98 disse que no momento apenas sentiu a emoção como profissional, mas, depois, refletiu sobre o que tinha acabado de ver.
“Como fotógrafo de vida selvagem, senti uma adrenalina muito grande no momento que fotografava, mas depois senti dó da capivarinha. Já como guia naturalista, compreendo bem esses momentos, pois a cadeia alimentar é assim”, pontuou.
Momento da foto
No dia do registro inédito, Ricardo estava acompanhando uma outra onça fêmea caçando às margens do Rio Cuiabá, quando recebeu um chamado via rádio dizendo que uma fêmea de onça-pintada estava caçando para alimentar seu filhote para alimentar.
Segundo o guia, antes do ataque ao pequeno roedor, o felino já tinha caçado toda a família do filhote, formada por ela, a mãe, pai e outros três filhotes. Ele ressaltou que só restava o filhote que estava fugindo.
“Decidimos ir até o rio onde elas estavam e quando chegamos a onça entrou na mata em busca de mais filhotes, e felizmente para ela e para seu filhote, ela caçou mais uma capivara. Nós estávamos bem em frente da onça quando ela saiu com o filhotinho, o resto estão nas imagens que registrei”, explicou.