Além da unidade recém instalada, o estado possui outros seis bancos.
Foi inaugurado pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), nesta terça-feira (5), o primeiro banco de leite humano da região norte do estado, em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá.
Além da unidade recém instalada, Mato Grosso possui outras seis unidades, sendo quatro em Cuiabá, uma em Rondonópolis e uma em Tangará da Serra.
De acordo com a SES, podem ser doadoras as mulheres que estiverem amamentando e produzindo uma quantidade de leite além do que o bebê necessita. Ela também precisa estar saudável e não fazer uso de nenhum medicamento contraindicado para o período de amamentação.
Ao atender esses critérios, a doadora pode se cadastrar em uma das sete unidades de coleta de leite humano.
A SES também informou que a previsão é que, nos próximos dois anos, serão implementados mais dois bancos de leite humano na região do Teles Pires, mais uma unidade na região Sul e outros quatro bancos de leite nas regiões de saúde do Alto Tapajós, Médio Norte, Noroeste Mato-grossense e no Araguaia Xingu.
Segundo o nutricionista e integrante da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, é imprescindível para as mães de bebês prematuros da região, que às vezes precisam de leite humano doado para manter seus bebês vivos e com saúde.