Cuiabá caiu quatro posições no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e divulgado na quarta-feira (21). A capital ocupa agora a 143ª posição, com as principais quedas nos seguintes pilares: funcionamento da máquina pública, sustentabilidade fiscal, acesso à saúde, segurança, inovação e dinamismo econômico e acesso à educação.
Já Sinop, a 503 km da capital, subiu 46 posições no ranking, se tornando o município mais bem avaliado de Mato Grosso e o terceiro do Centro-Oeste. A cidade, que agora ocupa a 119ª na colocação geral do país, teve destaque nos pilares sociais.
Apesar da queda, a capital subiu 28 pontos nos pilares econômicos, o destaque fica para os 205 pontos no crescimento de empregos formais. Para o economista Vivaldo Lopes, Cuiabá segue sendo a cidade com maior competitividade de Mato Grosso.
“Cuiabá tem um poder de consumo maior e uma força econômica muito centrada na indústria e no setor de serviços, são fatores que no médio e longo prazo dão sustentabilidade econômica para o município”, analisou.
A capital teve ainda pontos positivos na qualidade da saúde, meio ambiente, saneamento e qualidade da educação. O destaque negativo ficou com a qualidade da informação contábil e fiscal, com -327 pontos.
Veja os nove municípios mais bem avaliados de Mato Grosso:
Ao contrário de Cuiabá, as quedas de Sinop foram nos pilares econômicos, com destaque para o acesso a telefonia móvel com -167 pontos. No entanto, o município cresceu nos seguintes pilares: qualidade da saúde, meio ambiente, segurança, saneamento, acesso e qualidade da educação e funcionamento da máquina pública.
O doutor em ciência política e professor do IFMT, Adilson Vagner de Oliveira, acredita que o avanço de Sinop é natural devido o crescimento do município e o avanço na industrialização.
“Como Cuiabá é uma cidade antiga e desenvolvida, ela muda pouco. As mudanças mais intensas vão acontecer em municípios mais novos, onde tem espaços para modificar bastante e crescer, como Sinop”, pontuou.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.
A quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou o total de 411 municípios brasileiros, representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021.
O ranking é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia.
Somente nas primeiras semanas deste ano, o Estado já registra mais de 2,8 mil casos…
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), deve sancionar nos próximos dias o Projeto de…
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e representantes de entidades representativas dos…
Vítimas foram identificadas como Geovane Andrade dos Santos, de 28 anos e José Ronieres Leite…
Acumulado de chuvas no estado nos primeiros 20 dias de janeiro foi de 205,8 milímetros,…
O objetivo das novas diretrizes é assegurar que os responsáveis sejam investigados e levados à…