Em Mato Grosso, os destaques foram a solidez fiscal, a segunda melhor do país, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade social e infraestrutura
Mato Grosso ficou entre os 10 estados mais competitivos do país de acordo com ranking elaborado pelo Centro de Liderança Pública, o CLP. Estudo considera indicadores finalísticos como segurança pública, infraestrutura, sustentabilidade social, solidez fiscal, educação, eficiência da máquina pública, sustentabilidade ambiental, educação, capital humano, potencial de mercado e inovação. Para elaborar o estudo, são utilizados dados públicos divulgados nos três últimos anos.
Em Mato Grosso, os destaques foram a solidez fiscal, a segunda melhor do país, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade social e infraestrutura. Por outro lado, foram identificados desafios em inovação, sustentabilidade ambiental, educação e segurança pública.
Nessas categorias, o Estado caiu, respectivamente, duas, quatro, seis e quatro posições. O pior resultado, porém, foi no potencial de mercado. Entre 2023 e 2024, o CLP apontou queda de 11 posições para Mato Grosso que ocupa a 19º posição entre as 27 unidades da federação brasileira.
No quesito inovação, embora não tenha despencado tantas posições, Mato Grosso é o último colocado do Brasil no 27º lugar. O ranking de todo os Estados pode ser acessado aqui.