A capital de Cuiabá tem previsão máxima de 36°C para essa quarta-feira (6), mas as temperaturas devem começar a cair a partir dessa sexta-feira (9) e registrar uma mínima de até 16°C, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).
Após Cuiabá ter registrado uma máxima de 36°C, no último sábado (3), e ter amanhecido coberta de fumaça, devido ao incêndio florestal que atingiu uma região de mata na MT-251, a previsão é este sábado (10) seja o dia mais frio, desde o início do mês, registrando uma mínima de 12°C e uma máxima de 27°C.
Em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) na sexta-feira (09) o calor dará trégua com mínima de 13 °C.
Em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), na sexta o clima fica ameno registrando as temperaturas que chegam a 15 °C e 34 °C.
Sinop (500 km de Cuiabá) segue com a mínima entre 20 °C e 35 °C. Já a máxima fica entre 34 °C e 35 °C para o nortão durante a semana.
Além disso, o domingo (11) deve permanecer com os termômetros registrando temperaturas abaixo do que é considerado comum na capital e a mínima deve ser de 15°C, com máxima de 33°C.
Já na segunda-feira (12), o tempo volta a esquentar e a máxima deve ser de 33°C, com mínima de 17°C.
Por mais que o final de semana permaneça frio, a umidade relativa do ar deve permanecer em 5% durante os próximos seis dias, ou seja, o tempo continuará seco. Desse modo, é preciso ter cuidado com os efeitos que a fumaça e o tempo podem causar às pessoas, como por exemplo, a piora de quadros respiratórios. O médico pneumologista Clóvis Botelho emitiu um alerta sobre os cuidados necessários durante esse período.
O comandante-adjunto do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), major Felipe Saboia, explicou que a estiagem severa e a baixa umidade do ar são fatores favoráveis para o surgimento natural de incêndios florestais, então é preciso que a população respeite o período proibitivo.
⚠️Conforme determina a Lei 9.605, o uso irregular do fogo associado ao desmatamento ilegal gera multa de até R$ 7,5 mil por hectare. As multas são aplicadas pelo Corpo de Bombeiros Militar e chegaram a R$ 40,5 milhões no primeiro semestre deste ano.
Nesta terça-feira (19.11), o presidente da Federação Brasileira e Internacional de Jiu-jitsu Paradesportivo, Elcirley Luz,…
Carlos Alberto Bezerra é acusado de premeditar e assassinar a ex-mulher, Thays Machado, e o…
O suposto dentista que confessou à polícia que não tem o credenciamento no Conselho Regional…
O crime ocorreu no dia 19 de dezembro de 2022. Os suspeitos executaram a vítima…
As aulas se iniciam no dia 25 de novembro e ocorrerão na Escola Técnica Estadual…
Suspeito usou supercola para consertar o aparelho encontrado, segundo a polícia. Um foragido da Justiça…