Na próxima quarta-feira (14), dia em que se celebra a Quarta-Feira de Cinzas, vai ser dado início à Quaresma, o período de preparação para a Semana Santa, caracterizado por momentos de reflexão, oração, penitência e caridade.
Com a imposição das cinzas, tem início um período importante aos fiéis que buscam se preparar para vivenciar o Mistério Pascal, conhecido por englobar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
É o primeiro dia da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa cristã. É celebrada sempre na quarta-feira seguinte pós Carnaval.
Essas cinzas são ‘obtidas’ na queima dos ramos de palmeira abençoados no ‘Domingo de Ramos’ do ano anterior. Segundo a igreja Católica, o uso das cinzas na testa dos fiéis é acompanhada pela frase “Lembra-te que és pó e para o pó voltarás“, que simboliza a mortalidade humana e a necessidade de arrependimento e renovação espiritual durante a Quaresma.
Neste dia, muitos cristãos participam de celebrações religiosas, onde ‘recebem’ na testa uma cruz feita de cinzas, como um sinal de penitência e reflexão sobre a vida, marcando assim o início de um período de introspecção, jejum e abstinência.
A tradição das cinzas remonta à antiga prática de penitência na igreja Católica, simbolizando a morte e a fragilidade da vida humana, bem como a necessidade de arrependimento e renovação espiritual.
Como a quarta-feira de Cinzas marca o início dos 40 dias de penitência, reflexão e abstinência que antecede a Páscoa, muitos fiéis são encorajados a praticar a abstinência de carne em certos dias da Quaresma, especialmente na Quarta de Cinzas e nas sextas-feiras.
No entanto, as práticas de abstinência podem variar de acordo com as tradições de cada denominação cristã. Algumas delas cristãs, como a igreja Católica, prescrevem a abstinência de carne na Quarta de Cinzas e em todas as sextas-feiras da Quaresma, como um ato de penitência e solidariedade com o sofrimento de Cristo.
Portanto, muitos católicos optam por não comer carne na Quarta-feira de Cinzas e nas sextas-feiras da Quaresma, substituindo-a por outras opções alimentares, como peixe ou alimentos vegetarianos.
A Quarta-feira de Cinzas não é considerada um feriado nacional no país. No entanto, em algumas cidades ou estados, pode haver expedientes diferenciados em repartições públicas, escolas e empresas devido à tradição religiosa predominante.
Em Porto Velho, por exemplo, a prefeitura estabeleceu ponto facultativo e o expediente (tanto em órgãos públicos, como em algumas empresas) será retomado a partir de 14h.
Abaixo, veja como ficou a data em outras capitais:
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…