O vereador Rodrigo Arruda e Sá (PSDB) apresentou um projeto de lei que propõe a leitura de trechos da bíblia em escolas públicas e privadas de Cuiabá, durante uma sessão na Câmara de Vereadores, nessa quarta-feira (10). A proposta segue em análise da comissão para ser votada, em seguida.
Conforme o projeto, a leitura de trechos bíblicos poderá ser utilizada como recurso paradidático para disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica.
Ainda de acordo com a proposta, os estudantes poderão escolher se desejam ou não participar das atividades que envolvam os estudos religiosos.
A reportagem procurou a assessoria do vereador para entender como a leitura dos trechos seria aplicada na prática e quais profissionais seriam selecionados para fazer essa introdução, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
João Souza, afirma que o projeto não tem condições de ser aplicado, visto que o estado é laico.
Segundo ele, a proposta do vereador difere do que seria a disciplina de ensino religioso, que conta a história de todas as religiões, como budismo, judaísmo, espiritismo, hinduísmo, candomblé, entre outras, indo além do cristianismo.
“Já temos as escolas confessionais, onde as pessoas podem escolher se querem matricular os filhos. Aqui em Cuiabá temos alunos de escola pública que são mulçumanos, por exemplo. O cristianismo não é a única religião”, destacou.
Ainda de acordo com João, ao analisar um cenário onde alguns estudantes optam pela participação nos estudos bíblicos e outros não, isso pode causar uma segregação entre os jovens, acarretando em diversos problemas de socialização entre os estudantes.
O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…
O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…
Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…
Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…
Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…
Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…