Nesta sexta-feira (08/03), data da celebração do Dia Internacional da Mulher, a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, acompanhada do governador Mauro Mendes, participou do seminário “Violência Doméstica na perspectiva de gênero e políticas públicas”. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no teatro Cerrado Zulmira Canavarros, e contou com a palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e da ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Morgana de Almeida Richa.
Idealizadora do programa SER Família Mulher, com a finalidade de amparar mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade financeira, com auxílio-moradia de R$ 600, modelo que serviu de exemplo para a lei federal de auxílio-aluguel, Virginia Mendes ressaltou que a data é motivo de reflexão.
“Esse é um evento válido e que deve acontecer em qualquer época do ano, pois a luta das mulheres é diária. Todos os dias precisamos lembrar que merecemos nosso lugar na sociedade e respeito, que temos direito de escolha, que temos opinião”, pontuou.
A primeira-dama do Estado também foi chave fundamental para a criação da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Vulneráveis da Polícia Judiciária Civil (PJC), que implantou o projeto Casa de Euridice e a Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres – SER Família Mulher na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
“Todas as medidas que estamos trabalhando têm a finalidade de aproximar as mulheres que sofrem violência de uma realidade de superação, esperança e respeito. Com todo esse atendimento, elas têm acesso a uma rede de apoio com toda a estrutura necessária para mudar suas vidas, com acesso a cursos de capacitação, atendimento psicossocial, jurídico, enfim, tudo que elas precisam para resgatar a dignidade e o respeito que merecem”.
O governador Mauro Mendes destacou a importância de comemorar a data e não esquecer das ações em prol das mulheres. “A primeira-dama Virginia Mendes e a área de Assistência Social têm feito um trabalho brilhante nessa área, com apoio às mulheres vítimas de violência, criando situações e mecanismos para combater essa violência. Não podemos esquecer a nossa responsabilidade; a data deve ser de reflexão”.
O ministro Gilmar Mendes ressaltou a importância da união no debate. “A integração entre os órgãos – Polícia, Judiciário, Ministério Público, enfim, o seminário talvez propicie mais uma chance de diálogo com as instituições”.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…