Mais de 100 pássaros da espécie canário-da-terra foram apreendidos em um ônibus, na BR-070, próximo a Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, nessa segunda-feira (25). Segundo a Polícia Rodoviária (PRF), um passageiro e o motorista do veículo foram encaminhados à delegacia.
O veículo saiu de Cuiabá com destino a Goiânia (GO) e sofreu uma pane mecânica entre a cidade de General Carneiro, a 449 km de Cuiabá, e o distrito de Paredão Grande. Na ocasião, foi realizada uma abordagem no veículo, onde um dos passageiros se recusou a desembarcar e, por isso, levantou suspeitas. Ele tinha duas caixas como bagagem.
Ao revistarem o interior do ônibus, as equipes localizaram uma sacola plástica com inúmeros apetrechos próprios para transporte e alimentação de pássaros, que teriam sido usados há pouco tempo, como gaiolas, fezes de pássaros e recipientes plásticos para ração e água, além de penas.
Durante a abordagem policial, o passageiro admitiu que recebeu os animais em Cuiabá e planejava vendê-los em São Paulo por R$ 50 cada. Ele e o motorista foram encaminhados à delegacia pelos crimes de maus-tratos, tráfico de fauna silvestre e outras infrações ambientais.
Os pássaros foram levados para uma unidade veterinária credenciada.
O canário-da-terra vive em áreas abertas, incluindo gramados, paisagens rurais, bordas de mata, áreas de Cerrado, campos naturais e também na Caatinga.
Eles vivem em bandos que podem variar desde seis até mais de 30 indivíduos.
No Brasil, pode ser encontrado praticamente em todo país, sendo mais escasso apenas na região amazônica.
Criminoso foi apontado como o principal financiador e articulador de uma invasão a um quartel…
Açãomovida pelo Partido Verde, argumenta que a lei estadual altera as regras de preservação do…
Lesly Pires Lima, de 27 anos, foi socorrida em estado grave junto com outros dois…
Segundo a polícia, a jovem é investigada por envolvimento em tráfico de drogas. Uma estudante…
Filme será exibido em sessão única nos cinemas de 11 municípios do Estado O Corpo…
As investigações sobre o esquema de corrupção na Justiça de Mato Grosso começaram quando o…