Categories: INTERNACIONALNACIONAL

Presidente da Bolívia denuncia golpe de Estado no país

“A democracia deve ser respeitada”, escreveu o presidente Luis Arce na rede social X

Luis Arce, o presidente da Bolívia, denunciou nesta quarta-feira (26/6) “mobilizações irregulares” de militares, enquanto tropas e tanques se posicionavam em frente da sede do governo, em La Paz. O alerta foi feito por ele no X, antigo Twitter.

“Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. A democracia deve ser respeitada”, escreveu o presidente na rede social X.

O general do Exército, Juan José Zúñiga, anunciou à imprensa a execução de um golpe de estado contra o governo do presidente Luis Arce, pouco depois da publicação do presidente nas redes sociais. A Praça Murillo, sede do governo, foi tomada por militares.

“A mobilização de todas as unidades militares busca expressar descontentamento com a situação do país”, disse Zúñiga. O comandante do Exército chegou ao Palácio Quemado em um tanque de guerra e exigiu “mudança de gabinete”.

  • Tropas militares pulverizam pessoas com gás lacrimogêneo em frente ao Palácio Quemado, na Plaza Murillo, em La Paz, em 26 de junho de 2024.AIZAR RALDES/AFP
  • Tropas militares disparam gás lacrimogêneo contra pessoas do lado de fora do Palácio Quemado, na Plaza Murillo, em La Paz, em 26 de junho de 2024.AIZAR RALDES/AFP
  • Tropas militares são posicionadas em frente ao Palácio Quemado, na Plaza Murillo, em La Paz, em 26 de junho de 2024.AIZAR RALDES/AFP
  • Tropas militares em veículos blindados são vistas nos arredores da Plaza Murillo, em La Paz, em 26 de junho de 2024.AIZAR RALDES/AFP

Repercussão

O ex-presidente Evo Morales se pronunciou dizendo que “um golpe de Estado está sendo gestado na Bolívia”, pela mobilização anormal de tanques e tropas na frente da sede do governo.

“Gesta-se o Golpe de Estado. Neste momento, pessoal das Forças Armadas e tanques se mobilizam na Praça Murillo”, disse ele no X. “Convocamos uma Mobilização Nacional para defender a Democracia frente ao golpe de Estado que é gestado e liderado pelo general” Juan José Zuñiga, comandante do exército, declarou em outra mensagem na rede social.

Quem também se pronunciou foi a Organização dos Estados Americanos (OEA), que disse, por intermédio do secretário-geral da entidade, Luis Almagro, que a OEA “não tolerará qualquer forma de violação da ordem constitucional” na Bolívia.

“Expressamos nossa solidariedade ao presidente Luis Arce Catacora. A secretaria-geral da OEA não tolerará qualquer forma de quebra da ordem constitucional legítima na Bolívia, nem em qualquer outro lugar”, disse Almagro em Assunção, onde ocorre até sexta-feira (28) a assembleia geral da organização.

mtmais

Recent Posts

Homem que morreu em Brasília após explosão anunciou atentado na web

O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…

33 minutos ago

Reintegração de posse é realizada em área de preservação ocupada irregularmente em Sorriso (MT)

O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…

40 minutos ago

Nova linha de ônibus prevê atendimento em bairros interligados ao Contorno Leste em Cuiabá; veja rota

Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…

43 minutos ago

Idoso é preso por maus-tratos após dois cães morrerem enforcados com corda em Cuiabá

Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…

45 minutos ago

Prêmios de R$ 100 mil do sorteio de outubro do Nota MT vão para Acorizal e Cáceres

Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…

3 horas ago

Lista de secretários do governo de Abilio Brunini (PL) chega a 9; confira nomes

Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…

3 horas ago