O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) assinou, nesta quinta-feira (23), o decreto que estabelece estado de emergência na área da Saúde Pública da capital devido ao risco de epidemia de arboviroses, como dengue e chikungunya. A medida foi tomada com base no cenário epidemiológico atual, que registra um aumento expressivo de casos dessas doenças, conforme dados do Sistema de Vigilância em Saúde.
De acordo com o Boletim Epidemiológico que analiou o período de 29 de dezembro a 18 de janeiro deste ano, houve um crescimento de 204,5% nos casos confirmados de dengue e de 1.913,3% nos de chikungunya em comparação ao mesmo período anterior.
O prefeito ressaltou que a subnotificação de dados pode indicar números ainda maiores. Ele destacou que muitas unidades básicas de saúde não sinalizaram adequadamente todos os casos suspeitos, dificultando o mapeamento exato da situação.
O decreto, válido por 60 dias, prevê a criação de um Comitê de Operações Emergenciais para monitorar a situação e tomar decisões estratégicas.
Com o decreto, fica permitido a adoção de medidas emergenciais, como:
Como parte das ações de combate às arboviroses, a prefeitura informou que implantará um canal de emergência no site oficial, onde os munícipes poderão denunciar possíveis criadouros do mosquito transmissor. As denúncias serão fiscalizadas pela Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Casos de dengue de 29/12/24 a 18/01/25
Casos de chikungunya de 29/12/24 a 18/01/25
O piloto João Edson Belafronte, de 69 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda…
Os interessados na compra poderão se cadastrar para dar lances e também participar de forma…
Polícia informou que os três estavam escondidos em um espaço que era usado como ponto…
Manifestação ocorreu após Cristiane Alves Nogueira Marcoski, de 44 anos, morrer atropelada na mesma rodovia.…
O prazo foi estabelecido nesta terça-feira (21) pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal…
Somente nas primeiras semanas deste ano, o Estado já registra mais de 2,8 mil casos…