A diplomação é a última fase do processo eleitoral e representa o ato que confirma, efetivamente, a eleição dos candidatos.
A Justiça Eleitoral diplomou, nessa terça-feira (17), os prefeitos, vices e os vereadores eleitos nas Eleições Municipais de 2024, em Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento, região metropolitana de Cuiabá.
A diplomação é a última fase do processo eleitoral e representa o ato que confirma, efetivamente, a eleição dos candidatos, tornando-os aptos para assumir os cargos.
Em Várzea Grande, Flávia Moretti, do PL, foi eleita prefeita com 68.760 votos válidos. Ela tem como vice o empresário Tião da Zaeli, também do PL. Já em Nossa Senhora do Livramento, Thiago Almeida, do União, foi eleito com 7.222 votos válidos.Ele tem como vice Danilo Monteiro, do MDB.
Em entrevista à imprensa, Flávia afirmou que pretende investir na distribuição da água e na saúde do município. Já Thiago alega que tem as melhores expectativas para os próximos anos e que pretende trazer mais recursos ao município.
Vereadores eleitos em Várzea Grande:
- Charles da Educação (União)
- Caio Cordeiro (PL)
- Gisa Barros (PSB)
- Rosy Prado (União)
- Jero Neto (MDB)
- Braz Jaciro (PSDB)
- Enfermeiro Emerson (PP)
- Sardinha (MDB)
- Feitoza (PSB)
- Jânio Calistro (União)
- Alessandro Moreira (MDB)
- Dr. Miguel Junior (Cidadania)
- Wanderley Cerqueira (MDB)
- Adilsinho (Republicanos)
- Raul Curvo (Republicanos)
- Wender Madureira Filho (Republicanos)
- Carlinhos Figueiredo (Republicanos)
- Sargento Galibert (PSB)
- Rogerinho da Dakar (PSDB)
- Lucas Chapéu Do Sol (PL)
- Bruno Rios (PL)
- Lucélia Oliveira (Agir)
- Cilcinho (PV)
Vereadores eleitos em Nossa Senhora do Livramento:
- Paulo De Caraca – 892 votos
- Professor Manoelzinho – 733 votos
- Airton De Arruda – 638 votos
- Renan Miranda – 607 votos
- Professora Dora – 600 votos
- Beto Costa – 504 votos
- Amigo Vinte E Um – 439 votos
- Adriana Campos – 384 votos
- Fernandinho Do Favall – 320 votos
A reportagem procurou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) para questionar sobre a retotalização dos votos do candidato a vereador em Nossa Senhora do Livramento, Osvaldo Jesus Leite (União), mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Osvaldo obteve 487 votos válidos e ficou em 7° lugar na disputa que tinha nove vagas. Apesar disso, foi retirado da posição, pois teve os votos ‘congelados’ devido a uma condenação por crime eleitoral, ocorrido em 2009.