O Governo de Mato Grosso suspendeu o sistema “pare e siga” no trecho do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, até o início das obras na região. A decisão foi feita em conjunto com o Ministério Público do Estado (MPMT) e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
A decisão foi anunciada a pedido do governador Mauro Mendes, por causa do 37º Festival de Inverno, que acontece até 4 de agosto.
Segundo a medida, a pista no trecho da MT-251 está liberada para veículos leves. A Sinfra-MT informou também que não irá liberar a capacidade de carga do viaduto para veículos de até 12 toneladas.
Para o órgão, os estudos evidenciaram a fragilidade do maciço no entorno da fundação do viaduto, que não é estável o suficiente para suportar grandes cargas de pesos com segurança.
Em março deste ano, o governo propôs o retaludamento do morro do Portão do Inferno, que consiste na retirada do maciço rochoso da curva do paredão e a criação de taludes — uma série de cortes que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. A obra ainda não tem previsão de início e para a realização, são necessárias novas autorizações.
De acordo com a decisão, as licenças ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio) já foram dadas, além da autorização de supressão vegetal.
Um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, Wilian Lopes, explicou que retaludamento consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.
Segundo ele, o projeto prevê um novo traçado para a rodovia no km 46, que é considerado um dos pontos mais críticos do trecho. De acordo com Willian, com esse novo traçado, os motoristas que passarem pela curva estarão mais seguros.
Suspeita tinha um comparsa, que não foi localizado, segundo a polícia. Uma mulher foi presa…
Acompanhar histórico de preços possibilita verificar se o desconto anunciado é real As ofertas de…
De acordo com a concessionária Nova Rota do Oeste, a batida foi registrada por volta…
Dentro da casa, os policiais encontraram o corpo da vítima no chão, com dois ferimentos…
O deputado estadual Júlio Campos (União) declarou apoio à proposta da deputada federal Erika Hilton…
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) constatou avanço de 14,16 pontos percentuais, semana passada,…