O tutor dos cães alegou que os animais tem o hábito de fugir pulando o muro de casa e que são alimentados somente uma vez ao dia.
Seis cães da raça pitbull foram resgatados e o tutor deles, de 20 anos, foi preso por suspeita de maus-tratos aos animais, nesta quinta-feira (31), no Bairro Jardim Leblon, em Jaciara, a 142 km de Cuiabá.
A Polícia Militar informou que recebeu denúncias de que haviam dois cachorros raivosos atacando moradores na região. No local, uma testemunha relatou que os animais invadiram uma casa e atacaram outros cães de estimação. Um dos animais não resistiu aos ferimentos e morreu.
Após o relato, os militares localizaram o tutor dos cachorros. O homem afirmou à PM que eles costumam fugir pulando o muro de casa e que os animais são alimentados apenas uma vez ao dia. Segundo ele, os cães ainda não haviam recebido a ração naquela data.
Na casa do suspeito, os encontraram outros três cachorros em um corredor sem água e comida. Ainda de acordo com a polícia, havia um outro animal que estava ‘extremamente magro’ e com ferimentos pelo corpo.
O suspeito afirmou que possuí outros dez animais da mesma raça, mas que estavam sob cuidados da ex-esposa. Após isso, o homem foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
🚫Crime
Maus-tratos, abuso e violência contra animais são crimes previstos por lei. A pena para quem praticar o crime contra cães ou gatos é de prisão, de dois a cinco anos, multa e perda da guarda do animal.
Em Cuiabá, a prefeitura aprovou, desde 2017, oito determinações a favor da causa, entre elas, de proteção aos animais, monitoramento através de câmeras de segurança em pet shop e proibição do uso de correntes curtas no animal.