Operação segue até o próximo dia 20; região central deve receber até 100 mil pessoas por dia
A campanha visa estimular consumidores para compras no comércio do Centro Histórico da Capital. A expectativa é que a região receba um público de até 100 mil pessoas por dia. Com isso, a Polícia Militar, por meio da 21ª Companhia Independente (Cia Centro), intensificará o patrulhamento, com objetivo de coibir crimes de roubos, furtos e outras práticas criminosas.
Ao todo serão empregados 100 policiais militares e 16 viaturas, entre unidades do Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), Força Tática, Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria), Batalhão de Trânsito (BPMTRAN) e agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
De acordo com o comandante da 21ª Companhia Independente, tenente-coronel, Marcelo Moraes de Souza, o reforço visa garantir o estado de tranquilidade e ordem pública dos clientes e empresários da região, inibir ações delituosas, além de identificar e realizar prisão de infratores.
“Além do policiamento ostensivo a pé, também serão realizadas operações com barreiras policiais em pontos estratégicos da região, diuturnamente, durante todos os dias do evento. Esse é um policiamento que já ocorre na Capital e que será ainda mais reforçado a partir de mais viaturas na região”, afirmou.
O subchefe do Estado Maior, coronel José Nildo, destacou o lançamento da Operação Liquida Centro 2024 como mais uma importante ação de enfrentamento à criminalidade e apontou, ainda, que em breve serão deflagradas outras ações com intuito de manter o policiamento ostensivo na região central da Capital.
Somente neste ano, houve uma queda de 9% em crimes de roubos, neste primeiro semestre, em comparação com 2023 e uma redução de 33% em ocorrências de furtos, no mesmo período. Os dados são referentes às áreas de atuação da 21ª Cia Centro.
“Esses números são reflexos dos importantes investimentos da Polícia Militar e no preparo dos militares nas ações de combate e enfrentamento da criminalidade na nossa Capital. Vivemos uma nova realidade na Polícia Militar que resgata a sensação de segurança e confiança na nossa instituição”.
O presidente do Sindicato do Sistema Comércio (Sincotec-MT), Sergio Ricardo Antunes, destaca o apoio das entidades envolvidas, reforçando a necessidade de parceria para o êxito do evento que já é histórico na Capital e enalteceu o apoio da Polícia Militar em mais uma edição.
“A forte adesão dos lojistas deve contribuir para o aumento nas vendas neste período e, com isso, haverá um grande movimento de pessoas na região e é muito importante essa parceria da Polícia Militar em garantir a segurança dos consumidores e empresários nestes dias”, comentou.