Categories: FeaturedMAIS MT

Polícia Civil deflagra nova fase da Operação Sansão para apurar denúncias de maus-tratos a animais

Em dois dias de operação, serão checadas cerca de 75 denúncias recebidas pela Delegacia Especializado do Meio Ambiente

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (04.10), por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), mais uma fase da Operação Sansão, com foco no combate ao crime de maus-tratos de animais domésticos.

A operação, realizada no Dia Internacional de Proteção aos Animais, dá cumprimento a ordens de serviços com a finalidade de investigar denúncias recebidas pela Dema relacionadas a ocorrências de maus-tratos de animais domésticos, em Cuiabá e Várzea Grande.

O crime de maus-tratos de animais domésticos é punido com reclusão de 2 a 5 anos, além multa e proibição da guarda do animal. Em caso de morte do animal, a pena poderá ser acrescida de 1/3 a 1/6 e multa pode variar de um a 40 salários-mínimos.

O trabalho de verificação das denúncias iniciou na quinta-feira (03), tendo como alvos 75 endereços onde supostamente ocorrem atos de abuso ou crueldade a animais domésticos, caracterizando crime ambiental contra fauna.

A operação conta com a participação das equipes da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal de Cuiabá e do Centro de Zoonoses de Várzea Grande.

Segundo a delegada titular da Dema, Liliane Murata, durante as ações, também é realizado o trabalho de orientação sobre as denúncias encaminhadas para especializada e sobre as sanções aplicadas àqueles que mantém o animal em regime de maus-tratos.

“A Dema está vigilante sobre a questão de maus-tratos de animais domésticos e que qualquer infração praticada contra os animais será devidamente aplicada a norma penal em face do infrator”, disse a delegada.

 

Operação Sansão

Desenvolvida desde 2022 pela Dema, a Operação Sansão já apurou mais de 2 mil denúncias de maus-tratos de animais domésticos apuradas pela especializada.

Somente de 2024, a Dema recebeu mais de 1.050 denúncias de crimes contra animais, sendo destas cerca de 930 relacionadas a maus-tratos.

O nome Sansão faz referência ao cachorro da raça pitbull, que teve suas patas traseiras arrancadas por agressores com o uso de um facão, em junho de 2020 no estado de Minas Gerais.

Com ajuda de uma prótese desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, e doado pela associação de proteção animal Patas Para Você, o cachorro começou a andar novamente.

mtmais

Recent Posts

Marido é procurado pela polícia suspeito de matar esposa na frente das filhas dentro de casa em MT

Vítima foi identificada como Marcia Nogueira de Padua, de 39 anos. Gersonias Henrique dos Santos…

15 horas ago

Governador anuncia incremento de 24% no valor da sessão de hemodiálise feita pelo SUS

Objetivo do incremento é auxiliar o funcionamento das 11 clínicas renais habilitadas pelo Ministério da…

15 horas ago

Corpo de Bombeiros combate 21 incêndios florestais no Estado nesta quinta-feira (10)

Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes…

15 horas ago

“O Hospital do Araguaia vai trazer dignidade para as pessoas que precisam de atendimento na região”, afirma moradora de Confresa

Hospital recebe um investimento de de R$ 124 milhões e é um dos seis novos…

15 horas ago

VÍDEO: carro invade e destrói bomba de posto de combustível em Várzea Grande (MT)

Motorista fugiu do local e polícia investiga se ação foi proposital ou se ele perdeu…

17 horas ago

São Félix do Araguaia tem terceira seletiva do Festival Sons do Araguaia no sábado, dia 12

A terceira etapa seletiva do *Festival Sons do Araguaia* será em São Félix do Araguaia/MT,…

17 horas ago