Foram cumpridas 30 ordens de serviços em Cuiabá e VG para averiguar denúncias anônimas
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, deflagrou a 7ª fase da Operação Sansão, para cumprimento de 30 ordens de serviço para averiguações de denúncias de maus-tratos a animais em Cuiabá e Várzea Grande.
O trabalho de fiscalização realizado na quarta-feira (31.07) e quinta-feira (01.08), teve como alvos 30 endereços onde supostamente ocorrem atos de abuso ou crueldade a animais domésticos, caracterizando crime ambiental contra fauna. Nenhuma denúncia foi confirmada.
A ação também de cunho educativo contou com a participação das equipes da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal de Cuiabá, e do Centro de Zoonoses de Várzea Grande, que deram orientações aos tutores sobre condutas que podem caracterizar crimes de maus-tratos a animais.
Conforme a delegada titular da Dema, Liliane Murata, percebe-se que população de modo geral está usando meio de comunicação oficial para fazer denúncias de importunações pessoais.
“Muitas vezes existe um conflito entre os vizinhos, envolvendo tutores dos animais e o denunciante, e este utiliza do fato dos cães ficarem latindo e incomodando. Então quando é feita a averiguação, constata-se que o animal não está sofrendo maus-tratos”, disse a delegada.